Cometa verde estará visível para o Hemisfério Sul entre os dia 02 e 04 de fevereiro
Entre os dias 02 e 04 de fevereiro, uma rara aparição do cometa C/2022 E3 (ZTF), conhecido como Cometa Verde, poderá ser avistada nos céus do hemisfério sul.
Descoberto no início de 2022 por um observatório da Califórnia, nos Estados Unidos, quando passava pela órbita de Júpiter, o mesmo já está visível para o hemisfério norte.
Aparição rara

O cometa verde só pode ser avistado na órbita da Terra por volta de 50 mil anos, o que torna o evento um grande acontecimento, principalmente para os amantes da astronomia.
Em janeiro de 2023, peritos da agência espacial norte-americana Nasa indicaram que o cometa já estava próximo do Sol e, em seguida, seu caminho chegaria o mais próximo da Terra.
A data prevista para esse momento é o próximo dia 2 de fevereiro, informa a NASA.
Cometas são objetos feitos principalmente de gases congelados, rocha e poeira, e se tornam mais visíveis quando se aproximam do Sol, e seu gelo se transforma em gás, formando uma nuvem ao seu redor.
Como observar o cometa?

Se o C/2022 E3 continuar com o mesmo brilho atual que é sua assinatura, poderá ser observado com a ajuda de um binóculos.
Em céus claros, sem a influência de poluição luminosa, O Cometa Verde também será observável a olho nu, sem instrumentos.
De acordo com Beatriz García, astrofísica e investigadora do Conselho Nacional de Investigação Científica e Técnica da Argentina (Conicet), o melhor momento para observar a passagem do cometa a partir do hemisfério Sul será no seu perigeu – entre 1º e 5 de fevereiro, também olhando a direção da constelação Auriga à noite.
O que se sabe sobre o cometa verde?

O Cometa Verde é nomeado assim por causa de sua cauda esverdeada, composta por moléculas de carbono diatômicas em estado gasoso, de acordo com Beatriz Garcia.
A identificação C/2022 E3 (ZTF) faz referência ao nome do observatório que descobriu o objeto espacial, o Zwicky Transient Facility (ZTF), localizado na Califórnia, Estados Unidos.
Da última vez que o C/2022 E3 ficou visível, a Terra ainda era habitada pelos neandertais, de acordo com o astrônomo Filipe Monteiro.
Tendo por base o período orbital desse corpo celeste que, acredita-se, tem como origem a Nuvem de Oort – uma das regiões mais distantes do nosso sistema solar.
Fonte: NatGeo