O Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, no município de Porto Seguro, possui a primeira porção de terra do Brasil avistada pelos navegadores portugueses
O Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal é uma das mais importantes unidades de conservação integral do sul da Bahia.
Neste parque nacional localiza-se o Monte Pascoal, que foi a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral em 1500. O Plano de manejo do parque ainda está em elaboração.
Unidade de preservação

A Unidade de Conservação foi criada em 1961 com o objetivo de conservar os ecossistemas que se iniciam na beira da praia até limites geográficos – rios, que circundam o Monte Pascoal, protegendo todo o ambiente natural da região deste marco histórico.
Com seus 22.383 hectares, o parque possui uma área natural que apresenta uma diversidade de paisagens e belezas cênicas únicas, abrangendo a praia da Aldeia de Barra Velha com águas cristalinas e a vegetação de restinga conservada, o manguezal, as florestas de restinga e as praias pluviais dos rios Caraíva e Corumbau, os campos de Mussununga, único do extremo sul da Bahia, e uma das maiores biodiversidades do planeta, a Mata Atlântica, mais especificamente a floresta denominado Ombrófila Densa.
Atrativos turísticos

Os diversos atrativos ecoturísticos existentes no parque proporcionam a realização de diversas atividades recreativas como por exemplo caminhadas em trilhas e praias, banho de mar ou rio, contemplação da natureza.
Além disso, observação de fauna e flora, canoagem, passeio de barco no rio, participação de manifestações culturais indígenas, vivência do modo de vida local, degustação da culinária indígena, compra de artesanato, entre outras.
A visitação aos atrativos do parque é permitida apenas com a presença dos condutores indígenas.
A entrada principal do parque fica localizada na BR 498 Km 0 (acessada pela BR 101 aproximadamente no Km 794) e passa pela Aldeia Pataxó Pé do Montel, onde se localiza a portaria principal do parque.
No local há condutores indígenas capacitados, além da venda de artesanato e apresentações culturais. Todas as instalações do Parque serão reformadas para melhor atender aos visitantes.
Belezas naturais

Adentrando-se ao Parque, logo diversos atrativos podem ser vistos, como: o Monte Pascoal, as trilhas interpretativas da Jendiba e da Arruda, e as trilhas do Jequitibá e do Lugar Sagrado; ambas em manutenção visando o conforto e segurança do visitante e gerando o mínimo de impacto ambiental possível em virtude da visitação.
Um roteiro que liga o Pé do Monte à praia do parque está sendo estruturado e hoje este trajeto apenas pode ser feito pela Terra Indígena Barra Velha.
Não há cobrança de ingressos, mas os guias cobram pelos passeios.
Fonte: ICMBio