O dispositivo promete reduzir drasticamente microplásticos liberados pelos pneus dos carros
Uma startup no Reino Unido criou um dispositivo que promete capturar os microplásticos liberados pelo desgaste de pneus de carros.
De acordo com a empresa, o desgaste dos pneus é a segunda maior fonte de microplásticos em nossos oceanos e poluição do ar por partículas.
Captura da poeira

O desgaste do pneu é uma forma de borracha micronizada, segundo a Tyre Collective e os poluentes criados pela quebra e pelo desgaste dos pneus serão adicionados em breve aos mais recentes padrões de veículos motorizados na UE.
O dispositivo se conecta ao pneu de carro. Ele usa eletrostática e o fluxo de ar de uma roda giratória para coletar a poeira do pneu à medida que ela é produzida. Uma vez que as partículas são coletadas, elas podem ser transformadas em um tipo diferente de borracha que tem uma variedade de aplicações.
As partículas que o dispositivo captura podem ser reaproveitadas em aplicações industriais e de consumo, como betume, solas de calçados e isolamento acústico, criando um sistema de circuito fechado.
A poluição causada pelo desgaste dos pneus pode ser 1.000 vezes pior do que o que sai do escapamento de um carro, descobriu a Emissions Analytics.
Mas este novo dispositivo demonstrou que pode remover até 60% das partículas de desgaste dos pneus nas estradas.
Testes em andamento

O Tyre Collective recentemente fez parceria com a empresa de logística de Londres Zhero para usar o dispositivo por três meses em sua frota.
O protótipo coletou com sucesso partículas finas de metal e poeira de pneu, sendo que mais da metade tinha menos de 10 mícrons de tamanho, o tipo mais prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente.
Foi um grande marco para a startup, que está planejando um teste maior e mais longo de sua tecnologia ainda este ano.
A invenção foi nomeada uma das vencedoras do concurso inaugural Terra Carta Design Lab no ano passado.
Fonte: Euronews Tyre Collective