O programa RECICLA AOS MONTES vai utilizar garrafas de vidro para produzir artefatos de concreto
A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU) e com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais, iniciou a implantação de uma fábrica de artefatos de concreto que irá utilizar garrafas de vidro como matéria-prima.
A máquina atenderá os catadores e galpões de Montes Claros, dentro do programa RECICLA AOS MONTES, que tem o objetivo principalmente de impulsionar a coleta seletiva na cidade.
Programa de reciclagem
O projeto “Recicla aos Montes” tem como objetivo a implantação da coleta seletiva de materiais recicláveis no Município de Montes Claros -MG, no intuito de redução do quantitativo de resíduos dispostos no aterro sanitário, buscando uma prática mais sustentável na gestão dos resíduos sólidos domiciliares.
Nesse sentido, o “Recicla aos Montes” possui os seguintes objetivos específicos:
- Integração da sociedade civil e de catadores por meio de associações regularmente consolidadas;
- Determinar um modelo de coleta seletiva ideal para atender a municipalidade abrangendo as dimensões da sustentabilidade: ambiental, econômica e social;
- Credenciar as associações existentes para participação da coleta seletiva na cidade;
- Remunerar com preços justos as associações de catadores por tonelada de materiais recicláveis comercializada;
- Atenuar os impactos ambientais negativos devido ao aterramento de resíduos sólidos domiciliares;
- Analisar os possíveis fatores de interferência e entraves na execução do projeto;
- Verificar os impactos sociais, econômicos e ambientais deste programa;
- Gerar emprego e renda aos catadores no Município, de acordo com a Lei Federal nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e Lei Municipal nº 5.080/2018.
Metas lixo zero
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães, a transformação do vidro em concreto coloca Montes Claros cada vez mais no caminho da sustentabilidade total e do lixo zero, que é a meta estabelecida pela Prefeitura.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Soter Magno, o descarte irregular de garrafas em Montes Claros infelizmente é uma realidade, e a reciclagem do vidro vai tirar do meio ambiente esse material, que além de demorar centenas de anos para se decompor, ainda contribui para a proliferação do Aedes aegypt, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Fonte: Montes Claros.GOV