O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense tem o objetivo de proteger e preservar parte do bioma do Pantanal
O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense foi criado em 1981, pelo Decreto nº 86.392, de 24 de setembro de 1981, com área de 135.000 hectares.
Seu portão de entrada está localizado no município de Poconé, a 102 km da capital do estado do Mato Grosso, Cuiabá.
A sede fica em um platô – a salvo de inundações – e conta com instalações administrativas, como escritórios e residências funcionais, assim como embarcações para transporte de servidores e para as atividades de proteção ambiental, mas não tem Centro de Visitantes.
Área de proteção
O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense está situado entre os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Com 135 606,71 hectares, e tem o objetivo de proteger e preservar parte do bioma do Pantanal, bem como sua biodiversidade, mantendo o equilíbrio dinâmico e a integridade ecológica dos ecossistemas contidos no Parque.
É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial, Área Núcleo da Reserva da Biosfera do Pantanal e Sítio Ramsar, declarado pela Convenção sobre Zona Úmidas de Importância Internacional, Convenção de Ramsar.
Espécies ameaçadas
Espécies protegidas incluem animais como por exemplo a onça-pintada, jaguatirica, cervo-do-pantanal, tamanduá-bandeira, tatu-canastra.
O principal atrativo disponível para visitação é a observação embarcada de animais silvestres e observação de aves coloniais nos ninhais e dormitórios da Baía do Burro.
Além disso, o parque conta ainda com área para caminhadas, observação de fauna e piquenique nas áreas permitidas.
O pantanal como um todo é caracterizado por uma enorme superfície de acumulação, de topografia bastante plana e frequentemente sujeita a inundações, sendo a rede de drenagem comandada pelo rio Paraguai.
Ecossistema
A criação do Parque Nacional atendeu à reivindicações da sociedade e comunidade científica, para criação de uma unidade de conservação que protegesse amostras significativas do ecossistema pantaneiro.
O Parque Nacional incorporou a antiga Reserva Biológica do Caracará, criada na década de 70, somada à uma antiga fazenda de gado que teve sua área permanentemente alagada em consequência das mudanças ambientais no pantanal após a grande cheia de 1974.
Na década de 1980 o parque nacional serviu de base de operações no combate aos caçadores de jacarés. O parque teve o seu Plano de Manejo aprovado em 2004.
Fonte: ICMBio