Cortes de emissões de nitrogênio são para os setores de energia, aviação e indústria
A Holanda estabeleceu cortes nas emissões de nitrogênio com o objetivo de proteger a biodiversidade e principalmente acelerar a transição climática do país.
As metas divulgadas neste momento são para os setores de energia, aviação e indústria. Anteriormente o setor de agricultura teve as metas definidas.
Redução Gradativa
A indústria e os setores de energia devem emitir 38% menos nitrogênio até 2030 em relação ao emitido em 2019 e o setor de mobilidade, que inclui tráfego e aviação, deve se comprometer com uma meta de redução de 25%, anunciou o gabinete holandês na última sexta-feira(10).
De acordo com o governo holandês, serão discutidas as metas com os 3.000 principais emissores de nitrogênio, incluindo empresas e fazendas.
“Essas empresas terão a oportunidade de reduzir significativamente as emissões de nitrogênio, tornando dessa forma, suas operações mais sustentáveis, realocando ou fechando”, afirmou em comunicado.
Novas medidas
Em 2021, metas foram estabelecidas para o setor agrícola, mesmo em meio a protestos dos produtores.
O Nationaal Programma Landelijk Gebied (Programa Nacional para Áreas Rurais) indica por área quanto emissões de nitrogênio devem ser reduzidas até 2030 para dar à natureza uma chance de se recuperar.
De acordo com o programa, as emissões são de 12%, mas sendo em 131 áreas torna o número significativo.
As áreas estão espalhadas por todo o país, dentro de um quilômetro da área protegida ‘Natura 2000’.
As províncias têm atualmente a tarefa de elaborar um plano e devem indicar antes de 1º de julho de 2023 como pretendem atingir as metas.
Entretanto, a demanda de redução nas emissões de nitrogênio são maiores nas operações pecuárias.
Segundo o RIVM (Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente), estes ainda são responsáveis por cerca de 60% da poluição por nitrogênio causada na Holanda em áreas de natureza sensível.
Metas da União Europeia
Em 2021, o gabinete holandês afirmou que pretende reduzir pela metade todas as emissões de nitrogênio até 2030, uma meta projetada para cumprir as regras da União Europeia.
A concretização desta meta requer uma redução substancial de 41% nas emissões de amônia pelo setor agrícola, de acordo com o governo holandês.
De acordo com a ministra da Natureza e Política de Nitrogênio da Holanda, Christianne van der Wal-Zeggelink, essas medidas severas são necessárias para proteger a natureza e frear as mudanças climáticas.
Fonte: Euronews