O ‘Recicla Sapucaí’ tem como objetivo promover o descarte correto dos resíduos sólidos produzidos na Marquês de Sapucaí durante os desfiles de carnaval.
O Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) e a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) apresentam nesta segunda-feira (13/2), o ‘Recicla Sapucaí’, uma parceria inédita que prevê a reciclagem de quase a totalidade dos resíduos sólidos produzidos na Marquês de Sapucaí durante os desfiles das escolas de samba do Rio Carnaval.
A ação tem o apoio da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), por meio do programa Cada Lata Conta.
Programa socioambiental
A presença do Sesc será através de ações educativas em saúde e bem-estar, tal como atendimento odontológico e uma campanha de enfrentamento à violência contra mulheres.
Uma das prioridades mencionadas foi a possibilidade de proporcionar a experiência do carnaval para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Nesse sentido, o Sesc irá promover uma tour pelo Sambódromo e ingressos para os desfiles.
Alunos do Sesc+ Infância também serão beneficiados, com acesso ao desfile mirim e atividades educativas relacionadas.
O Senac já iniciou suas atividades durante os ensaios técnicos, em que os alunos de fotografia puderam trabalhar na documentação do evento.
Seguindo o modelo, os alunos de turismo vão atuar nos bastidores da apoteose e os alunos de moda na customização de camisas nas frisas. Os alunos de massoterapia e maquiagem também irão receber espaços para exercitar suas habilidades.
Descarte correto e reciclagem
A parceria com entidade carnavalesca estabelece ainda ações conjuntas ao longo do ano.
Após o carnaval, as comunidades das escolas de samba também vão receber ações sociais, culturais e de capacitação profissional, dando continuidade as ações.
Com o foco em sustentabilidade, o IFeS (Instituto Fecomércio de Sustentabilidade) vai disponibilizar 15 máquinas de reciclagem.
Além disso, 120 catadores de longo prazo terão suas atividades dignificadas, recebendo kits completos para auxiliar no trabalho, e toda a renda arrecadada será dividida igualmente entre eles.
O objetivo, além de evitar o descarte incorreto de toneladas de resíduos do desfile, é servir de exemplo para o mundo ao fazer do espetáculo da Sapucaí um dos maiores eventos lixo zero do planeta, reconhecido pelo Livro dos Recordes (Guinness Book).
Fonte: SESCRJ Carnavalesco