Etapa Brasil do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo está com inscrições abertas até o dia 31 de março.
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo edição 2023, na etapa nacional.
Podem participar jovens estudantes entre 15 e 20 anos, com projetos que visem inovação, sustentabilidade e abordem os ODS da Agenda 2030.
Sobre a premiação
Criado em 1997 pelo SIWI – Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (Stockholm International Water Institute), o prêmio é organizado anualmente em duas etapas: uma nacional, realizada em cada um dos países participantes, e uma internacional, na qual ocorre a grande final. No Brasil o prêmio é realizado desde 2017.
O SJWP conta com a participação de milhares de jovens de mais de 30 países. A etapa internacional ocorre em Estocolmo, na Suécia, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo (Stockholm World Water Week). A princesa Vitória da Suécia é a patrona do prêmio.
Objetivos da etapa Brasil
O Prêmio Jovem da Água de Estocolmo é uma competição promovida pelo Stockholm International Water Institute – SIWI (em português: Instituto internacional das águas de Estocolmo) desde 1997,
desenvolvido em duas etapas:
- I. etapa nacional, realizada simultaneamente em mais de 40 países participantes, dentre eles o Brasil;
- II. etapa internacional, a se realizar em Estocolmo, Suécia, sob responsabilidade do SIWI. A etapa internacional congrega os vencedores das etapas nacionais.
Nesta etapa os projetos inscritos passarão por uma Comissão de Pré-Seleção, responsável pela avaliação e indicação de até 5 (cinco) projetos finalistas. Esta comissão será composta por membros indicados pela Comissão Organizadora.
A Comissão de Pré-Seleção tem o prazo de 23 de abril de 2023 para seleção dos projetos finalistas. Será apontado como vencedor e premiado o projeto finalista, dentre os cinco selecionados, que obtiver o maior número de votos segundo a avaliação da Comissão Julgadora.
O vencedor da competição representará o Brasil na final internacional do Stockholm Junior Water Prize, a se realizar durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo, em Estocolmo, Suécia, entre agosto e setembro de 2023.
Todos os autores e orientadores finalistas receberão certificados de honra ao mérito, atestando o êxito de chegar à última etapa da competição e ganharão ainda, acesso a um processo de mentoria com início após o anúncio de seus nomes no site oficial do prêmio.
Essa mentoria ocorrerá de forma online, com dedicação de 4 a 6h para desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas a apresentação de projetos, empreendedorismo, captação de recursos e construção de modelos de negócio.
Vencedores de 2022
O projeto brasileiro de absorventes sustentáveis de baixo custo, das estudantes brasileiras Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório, foram as vencedoras do prêmio de Excelência na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2022 (Stockholm Junior Water Prize).
Com orientação da professora Flávia Santos Twardowski Pinto, o projeto dos SustainPads, absorventes sustentáveis e acessíveis a partir de resíduos reciclados, aborda a pobreza menstrual.
De acordo com o coordenador nacional do JPS e do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo Etapa Brasil, o engenheiro ambiental Witan Silva, o projeto vencedor de 2022, o Sustain Pads, abriu o diálogo internacional sobre a pobreza menstrual, e além disso, aborda soluções em saneamento, bem como sobre água invisível e economia circular.
Organizadora da etapa nacional
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é a organizadora do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo desde 2020 no Brasil.
A ABES é uma associação com fins não econômicos que tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida.
Dentre os objetivos da etapa nacional, a premiação visa principalmente incentivar o desenvolvimento da ciência como alicerce para a resolução de problemas práticos e conflitos hídricos.
As inscrições de projetos serão gratuitas até o dia 31 de março de 2023, nesse link.
Fonte: ABES