A garrafa foi produzida com 100% de cacos de vidros, proporcionando redução significativa de 50% nas emissões atmosféricas.
A Ambev fabricou sua primeira garrafa totalmente reciclada, com 100% de cacos de vidros para sua cerveja de marca Colorado.
A preocupação das marcas com a sustentabilidade é algo que está em expansão, visto que o cuidado com o meio ambiente, produção de lixo, emissão de carbono e outros aspectos prejudiciais ao planeta é indispensável para o mundo.
O processo de produção com a reciclagem, proporcionou uma redução significativa de 50% nas emissões atmosféricas.
Compromissos ambientais
De acordo com Rodrigo Figueiredo, VP de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, “este lançamento é exemplo de como nosso compromisso ambiental permeia as principais decisões da companhia e de suas marcas e demonstra o quanto há espaço para a criação de métodos alternativos e sustentáveis em nossa cadeia”.
A AVR, a fábrica de vidros da Ambev, no Rio de Janeiro, é a responsável pelo desenvolvimento da embalagem inovadora, utilizando de inovação e tecnologia para trabalhar com o maior percentual de materiais reciclados.
A Ambev tem a meta de ter 100% de suas embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado até 2025, sendo que este lançamento foi um passo a mais em direção a isto.
Além disso, a companhia anunciou a construção de uma nova fábrica de vidros sustentáveis no Paraná. O investimento foi de R$ 870 milhões e a unidade está prevista para começar a operar em 2025.
Garrafas totalmente recicladas
A multinacional de bebidas anunciou ainda que vai construir mais uma fábrica de garrafas de vidro reciclado para atender à produção da empresa no Brasil.
A nova planta, segunda no país, será instalada no Paraná, de acordo com o anúncio feito em janeiro.
Serão investidos R$ 870 milhões na nova indústria, com início da operação previsto para 2025. Segundo a Ambev, a planta vai produzir garrafas long neck, 300ml, 600ml e 1L para diversos rótulos, como Stella Artois, Becks e Spaten, e abastecerá as cervejarias em diversos estados, além do próprio Paraná, onde já possui uma unidade produtiva em Ponta Grossa.
A fábrica de vidros produzirá garrafas a partir da reciclagem de cacos, recolhidos em parcerias com empresas de logística reversa e cooperativas.
A também terá uso pleno de energia elétrica renovável, será preparada para operar com biocombustíveis e terá com uma estação para tratamento de 100% dos efluentes gerados e reaproveitamento da água utilizada no processo.
Economia circular
Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, afirma que a nova unidade vai ampliar a capacidade de envase da companhia e está alinhada à meta de alcançar 100% dos produtos em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado até 2025.
“A nova fábrica de vidros vai impulsionar um futuro cada vez mais sustentável. Essa novidade vai impactar positivamente todo o ecossistema de logística reversa. Além da meta de embalagem circular, a construção endereça outros compromissos da companhia, como ter 100% da energia proveniente de fontes renováveis”, disse.
Além do Paraná, a Ambev já tem em operação uma indústria de garrafas de vidro reciclado desde 2008, na cidade do Rio de Janeiro. Neste ano de 2021, a planta produziu o primeiro vasilhame em larga escala feito totalmente com o material reutilizado, após anos de pesquisa e desenvolvimento.
Segundo a companhia, novas soluções estão sendo implementadas e testadas para o transporte e o armazenamento. “Além de parcerias já em andamento, o recolhimento de embalagens retornáveis também é feito pelo Zé Delivery, sem qualquer necessidade de deslocamento do consumidor, que tem desconto na compra de um novo produto ao devolver o vasilhame após consumo”, diz a Ambev em nota.
Fonte: Money Times