Desbravando o Parque Nacional da Serra do Pardo

Serra

O Parque Nacional da Serra do Pardo abriga uma enorme biodiversidade e serve como habitat de animais em risco de extinção

O Parque Nacional da Serra do Pardo situa-se nos municípios de Altamira e São Félix do Xingu, no Pará.

Atualmente, é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Dentre os objetivos da UC estão a preservação de ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Biodiversidade

Serra
Foto: Rio Xingu/Pexels

O Parque Nacional da Serra do Pardo, criado através do decreto de 17 de fevereiro de 2005, conta com uma área de 445.392 hectares.

A área possui elementos naturais importantes como montanhas, diferentes tipos de vegetação, presença de rios, entre outros.

Esta categoria de unidade de conservação permite abrir a área para visitação pública, apresentando potencial para desenvolvimento de atividades ligadas ao turismo.

Na região há cachoeiras, igarapés e pequenas praias banhadas pelo Rio Xingu. O trabalho dos pesquisadores serviu para a elaboração do plano de manejo do parque, isto é, em que áreas e condições a região poderá vir a receber os turistas.

Amazônia

Serra
Foto: Bioma Amazônico – Pexels

O Parque abriga uma riqueza natural de extrema importância, com grande diversidade biológica e espécies endêmicas. A área é uma das mais ricas em biodiversidade na Amazônia e tem o tamanho equivalente a 450 mil campos de futebol.

Mesmo com a ocupação de comunidades e algumas fazendas no passado, aproximadamente 95% da área do Parque mantém sua vegetação natural e é considerada de extrema importância para a conservação.

Em uma expedição realizada em 2011, foram encontradas cinco novas espécies de peixes e 35 espécies de aves que os biólogos não esperavam encontrar na região, como o pássaro conhecido como cancão, típico da caatinga.

Fauna e flora

Amazônia
Foto: Capivara/Pexels

Existem cerca de 900 espécies no parque. Pesquisas apontam uma estimativa a existência de 26 mamíferos, 265 aves, 57 répteis e anfíbios, e cerca de 500 plantas e 71 peixes.

Entre os mamíferos, vivem no Parque o cachorro do mato, a paca, anta, a capivara, onça pintada, ariranha, cutia, esquilo, macaco prego, veado, jaguatirica e tatu-canastra.

De aves, destacam-se a estrelinha-preta, fruxu-do-cerradão, periquito-rei, pretinho e gavião-de-penacho.

Das centenas de espécies de flora estão o açaí-da-serra, a copaíba, taperebá, canela-de-ema e mandacaru.

Foram listadas 4 espécies que encontram-se em listas vermelhas de espécies ameaçadas de extinção: maçaranduba, itauba, cedro e a castanheira.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos