Circuito do Lixo: Projeto gera renda e produz 2 toneladas de adubo orgânico por mês em Caetité-BA

cooperativa

A iniciativa faz parte do projeto Circuito do Lixo. O adubo natural é usado em hortas orgânicas.

O município de Caetité, na Bahia, com a iniciativa da coleta seletiva de orgânicos, tem gerado mensalmente a produção de mais de 2 toneladas de adubo natural, que  mantém colheita sustentável em horta 100% orgânica.

Aproximadamente 4 toneladas de materiais orgânicos, como são chamados esses tipos de resíduos naturais, são recolhidos todos os meses em estabelecimentos comerciais, instituições, hospitais e escolas públicas do município.

Circuito do Lixo

adubo natural
Foto: Coopercicli

O trabalho é resultado do projeto Circuito do Lixo, uma iniciativa da BAMIN em parceria com a Cooperativa de Coleta Seletiva de Caetité (Coopercicli).

De acordo com informações do projeto, todo o material recolhido pelos trabalhadores é transformado em cerca de 2,5 toneladas de composto orgânico mensalmente, evitando assim o desperdício e promovendo a reutilização com efeitos positivos para a natureza. 

O composto, ou adubo orgânico, é vendido na feira livre de Caetité às sextas e sábados, e todo o valor arrecadado é revertido para os recursos da cooperativa, que atualmente mantém 30 trabalhadores em atividade, com uma renda mensal de R$ 1.200 cada um.

Parceria

cooperativa
Foto: Coopercicli

Graças à atuação desses cooperados e com o apoio da BAMIN, o projeto Circuito do Lixo também promove na cidade de Caetité a coleta seletiva, que ocorre de porta em porta das residências por todos os bairros da sede do município e também no distrito de Brejinho das Ametistas.

A cidade possui nove pontos de entrega voluntária, os ecopontos, onde os moradores podem depositar materiais como vidro, plástico, papel, papelão e metal em coletores sinalizados. 

Na coleta de resíduos orgânicos para a compostagem, os cooperados da Coopercicli prestam todas as informações e orientações necessárias aos estabelecimentos cadastrados e entregam um recipiente específico para a coleta dos restos de alimentos, apropriado para o acondicionamento.

Produção do composto

adubo natural
Foto: Coopercicli

Diariamente, esses resíduos orgânicos são recolhidos e levados para o processo de produção do composto orgânico na sede da cooperativa. 

No local é realizada a compostagem, ou seja, o processo de reciclagem do lixo orgânico, transformando os resíduos das sobras de alimentos em um adubo natural, que poderá ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

O processo também contribui diretamente para a redução do aquecimento global, uma vez que esse material transformado em adubo deixa de ir para os aterros sanitários e, assim, não gera o gás metano, que é um dos principais causadores do efeito estufa, segundo os envolvidos.

Minhocário

adubo natural
Foto: Coopercicli

Parte do adubo orgânico proveniente da coleta seletiva é direcionado para a manutenção do minhocário, outra vertente do Projeto Circuito do Lixo em parceria da BAMIN com a Coopercicli.

O espaço mantém cerca de 10 mil minhocas californianas, para a produção de húmus, que também tem como finalidade a utilização como um fertilizante natural.

Mas de acordo com o Circuito do Lixo, a função primordial do minhocário ainda é promover a educação ambiental, já que o espaço recebe periodicamente a visita de estudantes das escolas públicas de Caetité e região.

Ainda produzido em pequena escala, parte do húmus é comercializado pelos cooperados na feira livre de Caetité.

Outra iniciativa importante mantida pelo projeto Circuito do Lixo junto à cooperativa é a horta orgânica, com a colheita de alimentos totalmente livres de resíduos químicos e agrotóxicos.

Para a fertilização da plantação de 200 metros quadrados, os cooperados utilizam o húmus produzido no minhocário e parte do composto orgânico proveniente da coleta seletiva. Todos os alimentos colhidos são distribuídos entre os 30 cooperados da Coopercicli.

Fonte: Iguanambi

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos