O Projeto Recicla Sapucaí, entrou para o Guiness Book com a maior ação de reciclagem de latas do mundo.
O Projeto Recicla Sapucaí, promovido pela LIESA, Fecomércio RJ e Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade, no Rio de Janeiro, entraram para o Guiness Book, o Livro dos Records, com o Maior Evento de Reciclagem do Mundo.
A adjudicadora oficial do Guiness World Records, Camila Borenstain, entregou aos presidentes da LIESA, Jorge Perlingeiro, e da Fecomércio do Rio de Janeiro, Antônio Florêncio de Queiroz Jr, o certificado oficial do título de Maior Evento de Reciclagem do Mundo, no dia 25, último sábado.
Parceria

O Projeto Recicla Sapucaí é uma ação que reúne catadores de material reciclável, com apoio do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) e da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio do programa internacional Cada Lata Conta.
Para o recolhimento das embalagens recicláveis, o Projeto envolveu uma força-tarefa de 110 catadores e 15 máquinas de reciclagem da Comlurb ao longo de seis dias de eventos carnavalescos na Marquês de Sapucaí.
O Vice-presidente e diretor Comercial da LIESA, Hélio Mota, foi o responsável direto pela participação da Entidade no Projeto de Sustentabilidade.
Logo após a cerimônia, modelos usando fantasias confeccionadas com diversos produtos recicláveis desfilaram, seguidas por diversas “alas” formadas por garis da Coimlurb, recebendo o aplauso da plateia.
Record Mundial

De acordo com o governo do Rio de Janeiro, nos quatro dias de desfiles, foram coletadas cerca de 7 toneladas de latinhas. O título pertencia à cidade de Praga, com 100 kg de materiais coletados em uma semana.
O Sesc RJ ressalta que toda a renda obtida com a reciclagem será revertida aos 108 catadores contratados para a ação, com uma renda média de R$ 700 para cada um.
O projeto também recolheu outros itens em 15 máquinas Retorna Machine, além disso, foram trituradas garrafas de vidro dispensadas pelos bares, na máquina ReVIDRO, e foi feita a coleta de óleo vegetal das cozinhas das áreas de alimentação.