Com belezas de tirar o fôlego, o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais é um dos três parques marinhos do Brasil.
O Parque Nacional Marinho da Ilha dos Currais é o primeiro parque marinho do estado do Paraná e o terceiro do país, atrás dos Parques Marinhos dos Abrolhos e de Fernando de Noronha.
Sua criação faz o Governo Federal dar um passo em direção aos objetivos traçados na 10ª Conferência das Partes (COP-10), em Nagoia de ter, até 2020, 10% das áreas costeiras e marinhas protegidas.
Está localizados entre as baías de Guaratuba e Paranaguá, a 6,2 milhas da costa, no estado do Paraná.
Parque Marinho
No Brasil temos apenas três parques nacionais marinhos. Ilhas dos Currais é um deles, e é o menor parque nacional em área.
São 1,3 mil hectares, dos quais a maior parte é mar. As três ilhas do pequeno arquipélago são ainda menores em área, mas grandiosas em importância.
O parque é formado por três ilhas: uma grande ilha com vegetação no cume, uma segunda rochosa um pouco menor e outra com apenas um pico de pedra. Elas ficam entre as baías de Guaratuba e Paranaguá, a 6,2 milhas de distância costa, em frente à Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná.
É um dos poucos pontos de mergulho do Paraná e um dos principais pontos onde aves criam ninhos no Brasil e no Atlântico Sul.
Área de Preservação
O Parque abriga ainda quatro grupos de recifes artificiais. Uma das ilhas possui apenas um pico de pedra alto sem vegetação.
As três ilhas não possuem praia. Seu entorno, formado por 4 recifes, serve para a proteção do ameaçado Mero, espécie cuja pesca está proibida por lei.
Ao se aproximar das ilhas é possível avistar revoadas de pássaros, principalmente fragatas e gaivotas.
Chegando mais perto é possível ver a exuberância da mata e os ninhos dos pássaros, razão principal pela qual o desembarque é proibido.
Além de difícil atracar por não ter praias, as ilhas são pequenas e quase totalmente tomadas por ninhos, que poderiam ser facilmente pisados, dado que as aves que habitam desconhecem a presença humana e não nos consideram uma ameaça, portanto não se afastam.
Fonte: Wikiparques Entre Parques