Criada em 2007 na Austrália, a Hora do Planeta tem como objetivo chamar a atenção para mudanças climáticas.
Acontece no dia 25 de março, o evento mundial intitulado ” A Hora do Planeta”, às 20h30 horário de Brasília.
Organizado pelo WWF, a Hora do Planeta convida pessoas e empresas a desligarem as luzes para dedicar 60 minutos a fazer algo positivo na sua comunidade e da mesma forma, chamar a atenção sobre a urgência de medidas para barrar a crise climática.
Uma hora pelo planeta
De acordo com a organização, o apagar das luzes é um convite para uma pausa na rotina para pensar em como cuidar do nosso planeta.
Como por exemplo, limpar a praia, plantar árvores, se engajar em movimentos comunitários ou reunir amigos para um evento da Hora do Planeta.
A ideia é mostrar que qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode fazer algo em prol de nosso planeta.
“A Hora do Planeta é um chamado global para que a gente reflita e coloque em prática soluções para cuidar do planeta e garantir um futuro mais justo, saudável e harmonioso para todas as pessoas. Neste ano, queremos incentivar a mobilização local, para que as pessoas se organizem nas suas comunidades e dediquem esses 60 minutos ao meio ambiente. O objetivo é que, em um esforço global, a gente consiga fazer a nossa parte, mas também cobrar medidas urgentes dos governos e das lideranças para barrar a crise climática e reverter a queda da biodiversidade”, diz Giselli Cavalcanti, analista de engajamento do WWF-Brasil.
Compromissos da COP15
O evento segue de perto o histórico Acordo Kunming-Montreal na COP15, que em dezembro do ano passado se comprometeu com o mundo a interromper e reverter a perda de biodiversidade até 2030.
Neste sentido, os próximos sete anos são, portanto, cruciais para garantir que a década termine com mais natureza e biodiversidade do que quando começou, não menos, e que fiquemos abaixo do limite climático de 1,5°C necessário para evitar danos irreversíveis ao nosso planeta, de acordo com a WWF.
“A Hora do Planeta é uma celebração fantástica das pessoas, do planeta e da natureza, e este ano queremos que a maior parcela possível de pessoas se sinta inspirada e capacitada para desempenhar um papel, por menor que seja. Ao ‘desligar”’as luzes ou desligar-se de hábitos e distrações diárias e fazer algo positivo para o planeta, podemos transformar uma única hora em milhares e milhões de horas de ação, tornando esta a Maior Hora do Planeta até agora. Assim, por meio de um momento incrível de união global, vamos garantir que 2023 seja um ano de mudança para alcançar nossa meta positiva para a natureza em 2030”, afirma Kirsten Schuijt, diretora-geral do WWF Internacional.
Ações Sustentáveis
Países de todo o mundo já estão se preparando para a Hora do Planeta 2023 deste ano, com centenas de influenciadores de celebridades locais prontos para mostrar seu apoio à ‘A Maior Hora’, juntamente com uma série de eventos marcados para 25 de março.
O WWF-Mongólia sediará este ano um desfile de moda sustentável que acontecerá com estilistas locais, apresentando roupas recicladas e redesenhadas.
Enquanto isso, o WWF-Letônia mais uma vez sediará seu tradicional concerto da Hora do Planeta, juntamente com várias caminhadas pela natureza com seus parceiros e apoiadores.
No Brasil, monumentos e prédios públicos em todo o país devem apagar suas luzes às 20h30 do dia 25 de março.
Sobre a Hora do Planeta
A ação é um movimento que tem como objetivo conscientizar indivíduos, empresas e poder público a respeito dos desafios socioambientais da atualidade, como por exemplo a emergência climática e a perda da biodiversidade.
A Hora do Planeta nasceu em 2007 em Sydney, na Austrália. Com um simples gesto: o apagar das luzes por uma hora simultaneamente.
Aqui no Brasil o movimento acontece desde 2009, sempre sob a coordenação do WWF-Brasil.
O movimento reconhece o papel dos indivíduos na criação de soluções para os desafios ambientais mais prementes do planeta e aproveita o poder coletivo de seus milhões de apoiadores para impulsionar a mudança.
Fonte: WWF Brasil