Centro de estudos é parceria da Universidade de Columbia e a prefeitura do Rio de Janeiro.
Foi inaugurado na última terça-feira (14) o Climate Hub, centro dedicado a pesquisas sobre mudanças climáticas.
Localizado no Museu do Amanhã, na região portuária da capital fluminense, o centro é uma parceria da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, com a prefeitura do Rio de Janeiro.
Esse é o décimo escritório global da universidade norte-americana em todo o mundo e funcionará dentro do Columbia Global Center Rio.
Bolsas de estudo
O Climate Hub Rio irá oferecer bolsas de estudos para pesquisadores e cientistas brasileiros desenvolverem projetos no país e também na universidade, em Nova York.
O objetivo é principalmente atrair talentos relacionados aos estudos sobre impacto das mudanças climáticas no Brasil e além disso promover a colaboração e divulgação dos trabalhos na comunidade científica e entre líderes globais.
De acordo com o diretor do Columbia Global Center Rio, Thomas Trebat, o enfrentamento das crises climáticas exige parceria e cooperação entre os povos.
“Estamos todos juntos nisso, cidadãos de todas as partes do mundo. É o Brasil se engajando novamente nas questões climáticas”, disse o diretor.
Conselho Nacional de Mudanças Climáticas
De acordo com a secretária Nacional de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Ana Toni, representante do MMA, dentro da transição climática a pasta irá trabalhar com a construção de planos setoriais, adaptação focada no bem-estar social, incorporação de oceanos e áreas costeiras no debate e criação de uma autoridade de segurança climática e de um Conselho Nacional de Mudanças do Clima.
“Vamos começar pelo tema do desmatamento, que é a nossa maior emissão, mas os temas de agricultura, energia, transporte não podem esperar. Ao contrário, terão de ser acelerados para que a gente atinja a nossa meta e possa fazer essa contribuição ao mundo. Sempre assegurando que a gente tenha um modelo de desenvolvimento que seja de baixo carbono, economicamente próspero e socialmente justo”.
Eixos de atividades
O Climate Hub será organizado em torno de quatro atividades principais:
Ensino: participação do corpo docente de Columbia em programas educacionais a serem desenvolvidos no Hub.
Convocação: desenvolvimento e organização de eventos e programação em torno de questões diversas relacionadas ao clima, incluindo transição energética, uso da terra bem como a equidade climática.
Rede: criação de conexões entre talentos acadêmicos, com o objetivo de promoção de pesquisas e, sobretudo, ampliar a divulgação fora do Brasil do trabalho e resultados desenvolvidos pelo Hub e instituições de ensino parceiras.
Ação: promover impacto concreto nas ações de política climática localmente no Rio de Janeiro, nacionalmente no Brasil e da mesma forma, globalmente por meio da rede da Universidade de Columbia.
Fonte: Agência EBC