O país conquistou o 8° lugar com o recorde de produção de 24GW em 2022, e janeiro de 2023 já superou essa marca.
O Brasil entrou pela primeira vez no ranking dos 10 países com maior potência instalada de fonte solar fotovoltaica, gerando energia solar.
O 8º lugar foi conquistado com o recorde de produção de 24GW em 2022.
Entretanto, o país pode subir ainda mais nessa lista., pois em janeiro de 2023, de acordo com Bruno Catta Preta, diretor de relações institucionais da Genyx e coordenador regional da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar-MG), a geração chegou a 27GW.
Minas Gerais lidera no país
De acordo com os dados levantados em março deste ano pelo Sistema de Informação de Geração (SIGA) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Minas Gerais é o Estado que mais produz energia solar no país.
Na geração centralizada (GC), quando grandes usinas transmitem para consumidores distantes, MG lidera com folga produzindo 2GW de energia.
E em geração distribuída (GD), aquela no local de consumo ou próximo a ele, perdeu somente em fevereiro deste ano o posto de liderança que mantinha desde 2016.
São Paulo ultrapassou o Estado com 2,8GW contra 2,46GW dos mineiros.
Segundo Catta Preta, alguns fatores ajudam a explicar o protagonismo mineiro no setor. O primeiro deles é a grande disponibilidade de terra. O Estado tem o maior número de municípios: são 853.
“Todos eles têm pelo menos uma instalação de energia fotovoltaica”, garante o coordenador da Absolar-MG.
Outra questão que pode explicar a liderança de Minas no setor é o fato do Estado ter sido o primeiro do Brasil a ter uma lei estadual, a 22.459/2017, que incentiva a instalação de empreendimentos, dando isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para usinas de até 5MW.
Ranking de energia solar fotovoltaica
De acordo com a Neolosar, em 2022 esses são os 10 países com a maior capacidade de geração de energia solar no mundo.
- China: 392 GW
- Estados Unidos: 111 GW
- Japão: 78,8 GW
- Alemanha: 66,5 GW
- Índia: 62,8 GW
- Austrália: 26,7 GW
- Itália: 25 GW
- Brasil: 24 GW
- Holanda: 22,5GW
- Coreia do Sul: 20,9GW
Desde 2017, os chineses têm investido em fontes renováveis de energia para transformar a matriz energética de sua indústria, baseada em carvão e gás. Shanxi, conhecida como a capital do carvão, ganhou uma usina de energia solar de 100 hectares.
A produção em larga escala dos materiais de energia solar acabou barateando o custo da instalação das placas solares pelo mundo.
Xi Jinping, presidente da China, assumiu o compromisso de neutralizar as emissões de carbono até 2030.
Fonte: Brasil61