A tecnologia patenteada da Padcare, recupera cerca de 99% do material a baixo custo, de acordo com o empreendedor.
A Padcare, uma empresa localizada na Índia, desenvolveu um processo para reciclar absorventes e cuidar da gestão desse resíduo que é altamente descartado em todo o mundo.
De acordo com Jinkya Dhariya, fundador da Padcare Labs, o absorvente descartado leva em torno de 800 anos para se decompor.
Motivação para empreender
Dhariya contou a Forbes indiana que a ideia de criar uma maneira de gerenciar os absorventes foi durante uma visita a um aterro sanitário perto de Pune, quando viu catadores recolhendo absorventes higiênicos e fraldas usados com as próprias mãos.
“Imagine o tipo de risco para a saúde”, diz ele, “este foi o ponto de partida para mim, eu sabia que tinha que fazer algo sobre esse problema”. Foi isso que o levou a fundar o Padcare Labs.
A Índia tem 121 milhões de mulheres menstruadas, gerando 1.200 crore de resíduos de absorventes todos os anos”, de acordo com Dhariya. O crore é uma unidade da numeração indiana, usada na Índia, Bangladesh, Nepal e Paquistão, e equivale a 10 milhões de rúpias.
Desses resíduos, cerca de 98% vão para aterros sanitários, pois não há disposição na fonte e nenhuma cadeia de abastecimento.
Não havia tecnologia disponível para que esses resíduos fossem convertidos em algum tipo de valor, então os aterros sanitários eram a única opção”, acrescenta.
Gestão do resíduo
A inovação da Padcare Labs procura resolver o problema da cadeia de valor, desde a coleta até o processamento.
Para começar, Dhariya diz: “Percebi que o usuário só se importava em querer descartar o absorvente higiênico. Então começamos fornecendo caixas Padcare – onde os absorventes higiênicos podem ser armazenados por 30 dias sem qualquer odor ou crescimento bacteriano.
As almofadas são coletadas de todos esses locais e levadas para uma instalação de recuperação de material (MRF).
Todo esse processo, que Dhariya chama de ‘gerenciamento da higiene menstrual’, é o que a Padcare oferece como serviço às suas clientes.
Embora as lixeiras Padcare sejam gratuitas, os clientes são cobrados por retirada e por lixeira. Isso representa 80% da receita e o restante vem dos resíduos de produção, que são celulose e plástico, e além disso, da venda de produtos feitos a partir deles.
Dentre os clientes, cerca de 250, estão grandes empresas, incluindo Mahindra, P&G, Goldman Sachs e Hero Group.
Após o processo de reciclagem, o absorvente se torna novos produtos, como por exemplo agendas e cadernos.
No futuro, Dhariya tem grandes planos para a empresa. Além da expansão geográfica na Índia e internacionalmente, eles também esperam trabalhar em estreita colaboração com as comunidades residenciais.
“Além disso, estamos experimentando para ver se essa tecnologia pode ser usada também para outros materiais, incluindo fraldas, embalagens tetra e resíduos têxteis”, completa.
Fonte: Forbes Índia