Veja como é possível comemorar a Páscoa de maneira mais consciente e sustentável.
Não há como falar de Páscoa sem pensar nas delícias que a data proporciona, como o chocolate, por exemplo.
Semelhante a outras épocas festivas, o período possui um forte caráter comercial com a venda de chocolates de diversos tamanhos e sabores.
Reconhecida como uma celebração do calendário cristão, a Páscoa possui rituais tradicionais que também pode envolver hábitos sustentáveis, como a redução do uso de embalagens ou até mesmo o uso da criatividade para desenvolver o seu próprio doce, sem ter que aderir ao consumismo.
Confira algumas dicas para comemorar a Páscoa de maneira mais consciente e sustentável.
Mais amor e menos embalagens
Dê um novo destino para a embalagem que iria para o lixo. Um pote de vidro ou até mesmo uma lata de alumínio podem se transformar em uma linda peça de decoração para uma data tão especial.
Para quem tem filhos, é o momento de explorar a criatividade das crianças, fazendo com que elas participem diretamente e aprendam a exercer a sustentabilidade na prática, além do mais importante, compartilhar o amor.
É com esse gesto que se reduz a geração e promove a reutilização dos resíduos.
Presenteie com produtos artesanais
Investir em chocolate artesanal também é uma forma de contribuir com o planeta, pois minimiza a produção em larga escala.
Além de estar apoiando o comércio local e os pequenos empreendedores, vai contribuir com a economia de maneira mais sustentável.
Dê preferência a produtos com selos de certificação sustentável
Caso prefira comprar o seu chocolate, leia atentamente as embalagens, verifique na embalagem se há selos de certificação que garantem que o cacau utilizado na produção do chocolate, foi cultivado de forma responsável ou sustentável.
Dentre os selos de certificação sustentável, ganham destaque:
- Rainforest Alliance People & Nature: o selo promove a responsabilidade ambiental, a igualdade social e a viabilidade econômica para as comunidades agrícolas. O selo Rainforest Alliance identifica produtos como o café, o cacau, o chá ou bananas provenientes de um cultivo sustentável;
- Bonsucro – Certified Sustainable Sugarcane: o Better Sugarcane Initiative (Bonsucro), é a certificação global que foi lançada em 2011 que avalia a sustentabilidade dos produtos fabricados a partir da cana. Atualmente, é o modelo de certificação mais utilizado no Brasil, com 20 empresas sucroenergéticas e mais 437 mil hectares (ha) de cana avalizados, o que equivale a mais de 1,7% da cana cultivada no mundo.
Prefira opções saudáveis (Segurança Alimentar)
Até na hora da refeição é possível ser sustentável, mas tudo na dose certa, no tempo certo e no local correto.
Prefira ingredientes locais e sazonais, pois desta forma, contribuirás na redução da pegada de carbono associada ao transporte.
É importante evitar o desperdício alimentar, planejando cuidadosamente as refeições, evitando o excesso da comida e acondicionando os alimentos de forma correta.
Outra questão que envolve a segurança alimentar, é a restrição.
Chocolate é uma delícia, mas há diversas opções para quem tem restrições alimentares, como colesterol alto, intolerância à lactose ou diabetes.
Chocolate de soja ou alfarroba são muito saudáveis que possuem valor calórico inferior ao chocolate tradicional.
Os chocolates veganos são ótimas opções saudáveis que também vem do cacau e quase não agridem o ecossistema, pois não utilizam nada de origem animal, além do seu docinho ser proveniente de açucares como o demerara, stevia, xilitol.
Outra opção saudável são os chocolates orgânicos, pois são produzidos com o objetivo de aperfeiçoar os recursos socioeconômicos e naturais disponíveis.
Além dos chocolates orgânicos não conter agrotóxicos, também contribuem para uma alimentação natural e saudável.
Vai muito além do chocolate, é amor
Não só de chocolate é feito a Páscoa. O verdadeiro significado da Páscoa envolve o momento em família. Um passeio ao ar livre, contemplar a natureza ou brincar ao ar livre de “procurar ovos de Páscoa” estreita os laços de carinho e afeto.
Lembrando que adultos também podem interagir, também podem brincar, porque a data em questão envolve o fato de estarem juntos.
Faça você mesmo, se preferir!
Se arriscar na cozinha é uma excelente opção, pois se vive a experiência de fazer algo novo, delicioso e ao mesmo tempo contribuir com o meio ambiente, pois os ingredientes podem ser comprados a granel, gerando menos lixo.
Confira nesse link uma receita saudável de Colomba Pascal Vegana com Chocolate.
Lixo bem separado!
Até no final de uma celebração em família, é preciso ter alguns cuidados. Tenha atenção especial ao realizar a separação das embalagens, isso minimiza o impacto ambiental das reuniões familiares.
Para quem tem filhos, é importante fazer com que eles participem disso, pois a educação ambiental começa em casa, através de práticas sustentáveis.
Isso reforça a importância que a sustentabilidade possui em nossa qualidade de vida, fomentando cada vez mais a conscientização e a importância de manter o nosso planeta sustentável e ambientalmente correto.
Fontes:
Páscoa sustentável: dá para comemorar a data com consciência – Minha Vida
Bonsucro: Programa de certificação para transformar indústria da cana (lrqa.com)
Certificação de agricultura sustentável Rainforest Alliance | Ecocert