Aventura e belezas naturais são algumas das atrações nas grutas e cavernas espalhadas pelo Brasil.
Como diz a música, o Brasil é um país bonito por natureza. E essa beleza podemos encontrar também em grutas e cavernas.
Para os apaixonados por ecoturismo, as cavernas e grutas garantem um verdadeiro show aos olhos com vistas de tirar o fôlego, algumas trazem um toque a mais de aventura na viagem.
Conheça agora 6 cavernas e grutas no Brasil e suas belezas e mistérios.
Gruta do Lago Azul – MS
Localizada em Bonito, Mato Grosso do Sul, a caverna possui em seu interior um lago subterrâneo que adquire a cor azul intensa sob incidência dos raios solares.
Descoberta em 1924 por um índio Terena a Gruta do Lago Azul é uma das mais importantes cavernas do patrimônio espeleológico nacional e um dos mais importantes atrativos naturais de Mato Grosso do Sul.
O excepcional valor paisagístico, foi motivo para seu tombamento pelo IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Além da inusitada paisagem subterrânea, a caverna apresenta concentração de fósseis de mamíferos pleistocênicos e conjunto de minerais raros, na forma de frágeis aglomerados, também local da presença de crustáceos endêmicos que habitam o lago subterrâneo.
Caverna do Diabo -SP
A Caverna do Diabo está localizada em Eldorado- SP, dentro do Parque Estadual Caverna do Diabo.
Possui cerca de 6.340 metros de galerias já topografadas e desnível da ordem de 175 metros. Grandes salões ricamente ornamentados, de extrema beleza cênica, com imensas colunas calcíticas e uma infinidade de espeleotemas.
É uma das maiores cavernas do Brasil, e considerada uma das mais bonitas do mundo por suas formações gigantescas.
Oficialmente descoberta por Richard Krone em 1891, a Caverna do Diabo já foi conhecida pelos moradores dos antigos quilombos da região, que usavam a área fresca logo na entrada da caverna para guardar e preservar a colheita.
Frequentemente, entretanto, encontraram os seus “estoques” remexidos ou espalhados fora da caverna e interpretaram esse resultado das ações dos animais da floresta como o trabalho do diabo.
A lenda ganhou força porque os moradores ouviram os sons da água vindo do interior da caverna e acharam que eram vozes de pessoas conversando. Essas pessoas “perdidas” também remetiam ao diabo.
Gruta da Pratinha – BA
A gruta da Pratinha fica localizada na fazenda que recebe este mesmo nome perto do município de Iraquara, local famoso da Chapada Diamantina por abrigar belas cavernas.
A Pratinha tem as águas mais claras do mundo e fica escondida sob as raízes aéreas de uma árvore da fazenda.
A Gruta da Pratinha está ligada ao Rio Pratinha que tem uma tonalidade exuberante. A grande concentração de calcário no fundo do rio torna a água com uma mistura de cores entre verde, azul e prata.
A beleza da cor da água da piscina natural contrasta com a escuridão da caverna. A Gruta da Pratinha está ligada à Gruta Azul.
Caverna Terra Ronca – GO
Localizada no Parque Estadual de Terra Ronca no município de São Domingo/GO, a Caverna Terra Ronca, assim como todas as outras cavernas do parque, surpreendem os turistas com os barulhos feitos pelo solo, fenômeno natural que deu nome ao complexo.
Entre as grutas e cavernas no parque de Terra Ronca, estão as 30 maiores do país e a maior delas mede mais de 90 metros de altura.
A Caverna Terra Ronca, a mais visitada do parque, é formada por rochas dolomíticas, uma espécie de rocha sedimentar, e calcário.
Em seu interior, a caverna tem grandes salões adornados com estalactites e estalagmites, flores de cálcio, pérolas de calcário, travertinos, entre outras formações rochosas.
Um dos destaques é o Salão dos Namorados, que tem grandes rochas e formações que parecem ter sido feitas de porcelana.
Gruta do Mimoso – MS
A Gruta do Mimoso fica a 35 km de Bonito/MS, próximo a atrativos como o Rio do Peixe e a Nascente Azul.
No passeio de contemplação na Gruta do Mimoso, os visitantes recebem orientações e equipamentos para a realização da atividade.
Em seguida, o grupo percorre uma trilha de 300 metros, acompanhado de um guia.
Ao chegar na entrada da gruta, os visitantes descem uma escadaria com 78 degraus, onde podem contemplar toda a Gruta do Mimoso, o seu lago de águas azuis e suas incríveis formações rochosas.
Caverna Toca da Boa Vista – BA
A Toca da Boa Vista é a maior caverna da América Latina e está em 15° lugar no ranking de maiores cavidades naturais do mundo.
A caverna possui 113 km mapeados e é esperado que, com mais expedições, a caverna ultrapasse os 150 km de extensão.
A Toca da Boa Vista está inserida no meio do sertão do estado, a 550 km da capital Salvador. O local é muito árido, com precipitações anuais inferiores a 500 mm sendo a caatinga a vegetação predominante.
Em uma só região estão as duas maiores cavernas brasileiras, a Toca da Boa Vista e a Toca da Barriguda, com 105 e 30 km, respectivamente.
Os processos que atuaram na formação das cavernas foram anteriores aos que moldaram a paisagem. Até mesmo as suas entradas são acidentes decorrentes do rebaixamento superficial e, provavelmente, posteriores à sua existência.
Segundo as teorias mais aceitas, a gênese dessas cavidades está associada à dissolução da rocha por soluções ricas em ácido sulfúrico proveniente das águas subterrâneas.
O resultado disso foi a formação de grutas labirínticas, num padrão nada comum a outros locais do Brasil. Para se ter uma ideia dessa complexidade, a Toca da Boa Vista (105 km) está inserida em uma área com cerca de 3 km².
Fonte: Bonitotur