A Moeda Social Recicle pretende incentivar a coleta seletiva, além de prática de esportes e acesso a cultura.
O município de Niterói-RJ, lançou na última quarta-feira (12), a Moeda Social Recicle, na comunidade do Buraco do Boi, no Barreto, Zona Norte da cidade.
A iniciativa tem como objetivo principalmente estimular a participação da população na coleta seletiva em troca de créditos que poderão ser usados, por exemplo, em aulas de lutas marciais, passeios culturais e aulas para Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Benefícios do lixo
O programa é uma parceria entre a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), o Instituto Léo Solidário, a Federação das Cooperativas de Catadores (FEBRACON), a Associação de Moradores do Maruí Grande e a E-ambiental, empresa especializada na tecnologia reversa de resíduos.
De acordo com o prefeito Alex Grael, cada vez mais Niterói caminha para a sustentabilidade com justiça social.
Ele reforça que os esforços são integrados para trazer para a comunidade benefícios gerados a partir de resíduos que as pessoas costumam chamar de lixo.
“A gente precisa mudar essa mentalidade e o que a gente tem buscado com o trabalho da Clin é justamente isso. Em breve nós teremos algumas boas notícias. Niterói vai ter soluções para reaproveitamento de material reciclável em grande escala, mas precisamos trazer a preocupação de soluções na escala do cidadão. O que nós estamos fazendo aqui é isso”, afirmou o prefeito.
Coleta Seletiva
De acordo com o presidente da CLIN, Luiz Fróes, o diferencial da Moeda Recicle é que ela estimula a participação da população na doação dos resíduos recicláveis produzidos na comunidade em troca de bônus de interesse local, na área educacional, cultural, esportiva e de bens de consumo.
“Nós estamos muito felizes de lançar esse projeto, que é pioneiro nesse molde. Esperamos que seja o primeiro de muitos que vão acontecer em Niterói. Aqui temos um contêiner onde pessoas, não só da comunidade, podem vir e entregar seus recicláveis e depois trocar por créditos da moeda social. Temos uma tabela com os valores para cada tipo de reciclável entregue”, detalhou Fróes.
O vice-prefeito, Paulo Bagueira, lembrou que a comunidade do Buraco do Boi é participativa, ativa e tem muitas pessoas voluntárias.
“É sensacional dizer que o poder público está presente aqui e que a população está ajudando também a manter as boas práticas de limpeza da nossa cidade. Em breve vamos fazer a obra de drenagem aqui da região, que é importantíssima para melhorar a vida de quem mora na região”, afirmou Bagueira.
Fonte: O Dia