Entenda a importância da Eco Fashion para o meio ambiente

eco

O eco fashion vem a ser um conceito que define uma forma de produção baseada nos princípios de zelo socioambiental.

A preservação do meio ambiente é uma das principais preocupações da humanidade e depois que a sustentabilidade começou a se popularizar na década de 1960 com os hippies.

A indústria da moda passava por um processo de transformação, desde a mão de obra até o produto final, ou seja, assim que o produto chega até as lojas.

Foi diante da preocupação com a produção justa e respeitosa ao meio ambiente que nasceu o termo tão conhecido como Eco Fashion.

Diante disso, o eco fashion vem a ser um conceito que define uma forma de produção baseada nos princípios de zelo e socioambiental.

Consumo Consciente

eco
Foto: Reprodução/Pexels

Quando o termo começou a ser popularizado, muitos acreditavam que o eco fashion era uma tendência de “moda verde” que rapidamente seria esquecido em temporadas futuras, o que de verdade não aconteceu.

A tendência se manteve, pois não se trata apenas de estilo, mas de hábitos de consumo, preocupação com a origem.

Além disso, a eco fashion se preocupa com os resíduos gerados na confecção de um produto.

Ou seja, quando um produto é classificado como eco fashion, significa que se trata de uma produção que gerou zero ou quase nenhum impacto no meio ambiente, seja no consumo de água, nos resíduos e restos de matéria-prima ou qualquer outro fator que tenha impacto negativo na natureza, em curto, médio e longo prazo.

Sendo assim, o significado vai muito além, pois envolve cadeia produtiva, valores éticos sociais e econômicos, sem qualquer tipo de exploração a alguma vida.

Sustentabilidade

eco
Foto: Reprodução/Pexels

A eco fashion se baseia em alguns princípios, são eles:

  • Consumo Consciente: peças usadas e confeccionadas que respeitem os profissionais envolvidos e meios de produção;
  • Tecidos Orgânicos: sem agrotóxicos, pesticidas ou outros agentes que prejudiquem produtores, animais e solos, além de priorizar o menor custo de água;
  • Slow Design: a peça é idealizada sem aquela pressa de ser vendida ou massificada; 
  • Redesign ou Reuso: a roupa que veio a ser esquecida no armário é aproveitada com um novo desenho ou uma nova função no visual;
  • Mão de obra local: a empresa produz a própria peça, sem conivência ou exploração do trabalho escravo, além de empregar profissionais da região onde está localizada;
  • Conservação de recursos naturais e matérias primas;
  • Roupas com longo ciclo de uso.

Neste sentido, a eco fashion consiste em um tipo de moda que atrela o respeito ao planeta e suas riquezas naturais de forma ética, socioambiental e econômica.  

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos