De montanhas a ilhas em meio a vulcões, os locais guardam belezas, mistérios e até mesmo crenças espirituais.
A natureza aventureira do ser humano, desperta nele o desejo de explorar os locais mais ermos de nosso mundo.
Mas por incrível que pareça, ainda existem locais em que nós ainda não conseguimos chegar, seja por sua dificuldade de acesso, ou até mesmo por proibição devido a crenças espirituais.
Neste artigo separamos 8 locais no mundo quase intocados pelo homem.
Ilha Decepção – Antártica
A Ilha Decepção (Deception Isla) é uma das ilhas mais incríveis do planeta.
É um vulcão ativo nas Ilhas Shetland do Sul, na Península Antártica.
Existe uma lenda sobre seu nome. Basicamente, diz respeito ao sentimento provocado à época pela crença de que existiam fabulosos tesouros de piratas e bucaneiros que jamais apareceram.
Sua paisagem única compreende encostas vulcânicas áridas, praias fumegantes e geleiras com camadas de cinzas.
Tem uma forma distinta de ferradura com uma grande caldeira inundada. Isso se abre para o mar através de um canal estreito em Neptunes Bellows, formando um porto natural protegido.
É um dos únicos lugares do mundo onde os navios podem navegar diretamente para o centro de um vulcão inquieto.
Ilhas Kerguelen – Terras Austrais e Antárticas Francesas
As ilhas Kerguelen ou arquipélago de Kerguelen, são um grupo de ilhas localizadas no extremo sul do oceano Índico, parte do território das Terras Austrais e Antárticas Francesas.
A ilha principal, Grande Terre, conhecida como Ilha da Desolação, tem 6675 km² de área e está cercada por outras 300 ilhotas, formando um arquipélago com 7215 km². Essas ilhas apresentam clima frio, com fortes ventos e mar bravio.
É um dos locais mais isolados do planeta. A população varia entre 70 e 110 pessoas, para um território de pouco mais de sete mil quilômetros quadrados.
O local habitado mais próximo, Madagascar, fica a 3300 km de distância. Moram na ilha somente pesquisadores pinguins.
Ilhas Pitcairn – Polinésia
As Ilhas Pitcairn, ou Ilhas Picárnia, são um território ultramarino britânico na Polinésia que tem como único vizinho a Polinésia Francesa, a oeste.
É constituída pela ilha homônima, e pelas ilhas Ducie, Oeno e Henderson, sendo as últimas, desabitadas, por causa de sua inacessibilidade.
A capital e única povoação é Adamstown, localizada na parte centro-norte da ilha, é considerada a menor capital do mundo.
A Ilha Pitcairn é uma das ilhas habitadas mais remotas do mundo. A ilha está localizada ao sul do Trópico de Capricórnio.
Devido à sua localização, o clima e a vegetação de Pitcairn são subtropicais.
As outras três ilhas são: Ilha Henderson e os Atóis Oeno e Ducie. A Ilha de Henderson é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Ilha Socotra – Iémem
Um lugar que parece outro planeta. Assim costuma ser definido o arquipélago de Socotra, conjunto de quatro ilhas localizado no noroeste do Oceano Índico, a 250 km da costa africana.
Pertencente ao Iêmen, Socotra tem uma paisagem única, com vários animais e vegetais que só vivem por lá: 37% de suas 825 espécies de plantas, 90% dos répteis e 95% dos caracóis terrestres não existem em nenhuma outra parte do mundo.
A região também tem praias de areia branca e mar azul e uma rica biodiversidade marinha, com centenas de espécies de peixes, corais, lagostas, camarões e caranguejos.
Socotra está entre os patrimônios mundiais da Unesco e é classificada pela entidade com um lugar “excepcional pela grande riqueza e pela diversidade de sua flora e sua fauna”.
Supai – Arizona
A Reserva Havasupai está localizada em uma das áreas mais bonitas e remotas do oeste do Grand Canyon.
A vila de Supai está localizada no Havasu Canyon, uma ramificação do sudoeste do Grand Canyon, e é acessível apenas a pé, a cavalo ou de helicóptero.
A vila é o centro tribal da tribo Havasupai e é conhecida por suas quatro cachoeiras verde-azuladas e instalações de camping.
É uma caminhada de 13km para chegar a Supai através da Trilha Hualapai, que sai do topo da colina Hualapai, ou seja, pode levar de 3 a 6 horas caminhando ou 3 a 5 horas cavalgando, dependendo da forma física em que você está ou de quão bem você anda a cavalo.
Foula – Escócia
A ilha de Foula (Fugloy ou Ilha de Aves), em Shetland, na Escócia é uma das mais remotas ilhas da Escócia permanentemente habitada.
Pertencente desde a virada do século XX pela família Holbourn, a ilha foi o local escolhido como cenário para o filme The Edge of the World.
A ilha tem cerca de 4 a 5,6 km, com baixas faixas costeiras ao longo do lado leste, com cinco picos, chegando a 418m no The Sneug e 376m no The Kame.
No extremo norte, Gaada Stack é um arco natural. Foula situa-se à mesma latitude de São Petersburgo, Rússia.
A ilha tem uma população de 33 pessoas, que vivem em Hametown e Ham.
Os habitantes anteriormente viviam da pesca do primeiro peixe de carne branca, e lagosta. Hoje, a maioria dos ilhéus tira rendimento do gado ovino e turismo ornitológico.
Alguns desses locais podem ser visitados com guias e agências de turismos especializadas. As belezas naturais e as histórias locais certamente fazem a viagem valer a pena.
Fonte: Catracra Livre G1 Kaibab