O avião elétrico deve começar a operar em 2023, de acordo com os fabricantes.
Uma startup holandesa anunciou o projeto de um avião elétrico que de acordo com a empresa, vai revolucionar o setor.
Chamado de Maeve 01 o avião é projetado para ser totalmente elétrico e ter carregamento automatizado, promovendo carga completa em cerca de meia hora.
Metas ambiciosas
A startup Maeve, localizada na incubadora YesDelft na TU Delft Campus, envolveu especialistas aeroespaciais de todo o mundo nesse projeto, com o intuito de revolucionar a aviação comercial.
O avião elétrico 01 tem a capacidade de transportar mais de 40 passageiros e além disso, ele seria capaz de gerar zero emissões durante todo o percurso.
O carregamento automatizado dessa aeronave pode proporcionar trajeto de forma suave em torno de 250 milhas náuticas (460 km).
Sistema de carregamento
A aeronave terá um sistema de carregamento exclusivo e dedicado, chamado de Maeve reCharge. Ele será produzido no formato de módulo único no tamanho de um contêiner de 9,1 m, podendo ser instalado com facilidade em qualquer aeroporto.
Após o fim do trajeto, o carregamento inicia automaticamente de forma robotizada, levando somente 35 minutos para completar a carga total. Além disso, o reCharge utilizará somente energia sustentável.
O projeto da Maeve já conta com apoio financeiro da UE e pedidos de parceiros da indústria.
Assim que comprovado o potencial de escala comercial dessa aeronave, pelo menos 20 unidades já foram reservadas para operadores relacionados.
Os testes de voo devem ser iniciados nos próximos cinco anos, e as vendas iniciam até 2030.
Fonte: Maeve