Entenda como funciona a metodologia Total Waste Management.
Durante os últimos anos, consumidores e empresas têm presenciado e visto de perto diversos impactos ambientais.
Para as empresas, os impactos geram preocupações e reflexões para que possam mudar seus caminhos, passando a atuar de forma sustentável, não fazendo somente o que está previsto em lei, mas moldando e formalizando o que se espera em relação a uma postura de maior comprometimento com os impactos que geram, assumindo responsabilidades sociais e constantemente repensando qual postura é a mais adequada para fomentar ações benéficas para a sociedade.
Para os consumidores ou até futuros parceiros, diversos fatores são decisivos na tomada de decisão, como por exemplo, medidas de reciclagem e redução de resíduos.
Uma pesquisa realizada pela Union + Webster apontou que, 87% dos consumidores preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.
Buscando se adequar para este mercado mais consciente e levando em consideração as demandas do consumidor, o Total Waste Management é uma forma de inserir ideias sustentáveis para o sucesso de uma empresa, contribuindo assim para o total gerenciamento dos resíduos que geram.
Mas o que vem a ser Total Waste Management (TWM)?
A Total Waste Management (TWM) ou Gerenciamento Total de Resíduos é uma metodologia que orienta a gestão completa de resíduos, até antes mesmo deles serem gerados, ou seja, consiste no cuidado aprofundado em todas as áreas do tratamento de resíduos.
Por trás desta metodologia, existe um preceito de que uma atuação engajada influencia positivamente os resultados de uma organização, além de aproximá-la da sociedade e promover a conscientização dentro e fora da organização.
Nesse sentido, esse compromisso social dentro da organização deve passar primeiramente, pela construção da conscientização organizacional, da cultura ética e deve estar orientada para políticas internas e externas.
A metodologia não trata apenas do princípio financeiro, mas também diz respeito à maneira como a organização lida com as pessoas, em diferentes esferas ou contextos.
Quais são os principais objetivos da metodologia?
Um dos mais importantes, sem dúvidas é o reaproveitamento do máximo de material que iria para o lixo, além do descarte correto do que não foi aproveitado, o cuidado com o meio ambiente, a visibilidade do público, engajar e conscientizar a respeito da gestão adequada dos resíduos.
Quando a metodologia passa a ser um serviço proposto por terceiros, geralmente o objetivo é de garantir para outras organizações, redução de custos e eficiência ambiental.
Que tipo de ações envolve a metodologia TWM?
Há um conjunto de ações que envolvem a metodologia, são elas: normativas, operacionais, financeiras e de planejamento.
Diante dessas ações, é possível observar que não se trata apenas de um ato moral ou de responsabilidade ambiental, mas que também se trata de assuntos legais, como o cumprimento das legislações ambientais e consequentemente a saúde pública.
A TWM é baseada em quais critérios?
A metodologia é baseada em critérios ambientais, sanitários e econômicos para identificar, classificar, quantificar, segregar, acondicionar, armazenar, transportar, valorar e tratar ou dispor adequadamente todos os resíduos de uma determinada área, de acordo com a legislação pertinente e de modo ambientalmente correto.
Como funciona?
Geralmente, é um serviço oferecido por terceiros para a empresa que procura organizações especializadas e dedicadas totalmente em TWM.
Esses locais especializados buscam fazer parcerias com as mais diversas empresas do ramo de tratamento de resíduos, criando um vínculo muito forte, de forma que facilita os processos de tratamento.
No Gerenciamento de Resíduos Sólidos, são utilizados procedimentos e técnicas que visam garantir que os resíduos sejam adequadamente coletados, manuseados, armazenados, transportados e dispostos com o mínimo de risco para os seres humanos e para o meio ambiente.
Quais são as vantagens?
Há inúmeras vantagens, como a melhora significativa da produção, do lucro e da gestão da empresa. Entre outras vantagens estão:
- Proteção da marca: Consiste no controle e no monitoramento dos produtos e embalagens que não serão mais comercializadas. Esse controle garante que esse material seja descaracterizado e passe pelo processo de desconstrução com a finalidade de que não vaze ilegalmente, evitando assim o comércio clandestino;
- Recuperação fiscal: Consiste em um processo em que a Receita Federal Brasileira (RFB) monitora e define os custos de um produto que não pode ser comercializado, prosseguindo assim com a sua destruição.
Esse procedimento ocorre com a finalidade de diminuir o lucro bruto da empresa e consequentemente, fazer com que ela pague menos pelas taxas de fabricação;
- Segurança: Cumprimento dos requisitos legais dos órgãos fiscalizadores, o que significa que diminui os riscos de sofrer com multas ou sanções;
- Melhores soluções para melhor custo-benefício: A metodologia prioriza formas alternativas para o reaproveitamento de resíduos que além de ser uma forma ambientalmente mais responsável é financeiramente mais viável;
- Valor à marca: A metodologia agrega valor à marca perante clientes, parceiros, funcionários e comunidade local, pois ratifica a responsabilidade socioambiental da empresa.
A metodologia TWM pode ser então, um excelente método para controlar os resíduos que são gerados em uma empresa, tornando-a ecologicamente correta e o mais importante, a organização contribui por um mundo sustentável e ecologicamente correto, engajando, conscientizando e inspirando parceiros e clientes a adotarem práticas e ações sustentáveis.
Fontes: Entenda o que é o Total Waste Management e como ele pode colaborar com a sua empresa (inovarambiental.com.br) | Grupo Eco Primos: Recrie. Recicle.