Criar uma rotina com ações básicas pode reduzir a produção de lixo e melhorar a destinação dos resíduos.
É comum pensarmos que sozinhos não faremos diferença em um planeta tão grande, mas quando paramos para analisar os dados, percebemos que a rotina de um único indivíduo pode impactar o meio ambiente.
De acordo com o Panorama 2022 da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz, em média, mais de 1 kg de lixo por dia.
Ou seja, a cada ano uma pessoa pode evitar a má destinação de pelo menos 365 kg de resíduos.
Assim, a cleantech 4H tem várias dicas simples para quem quer reduzir a produção e melhorar o descarte do lixo.
1. Opte por objetos e produtos ecológicos
Se prestarmos atenção ao nosso dia a dia, podemos perceber uma série de objetos e produtos que podem ser trocados por soluções mais sustentáveis.
O que começa com um olhar atento no supermercado, aos poucos se torna um hábito. Para as compras, é possível usar sacolas reutilizáveis.
Para a limpeza da casa, existem produtos naturais que não poluem a água, assim como para os cuidados com o corpo; hoje há linhas de cosméticos e até marcas inteiramente orgânicas.
Carregar uma garrafa d’água e um canudo de inox também são soluções simples para produzir menos lixo.
Priorize comprar alimentos “in natura” desembalados. Evite embalagens plásticas ou de isopor, por exemplo.
2. Use a criatividade para reutilizar objetos
Uma garrafa pode virar um vaso de planta, copos de requeijão e massa de tomate podem realmente virarem copos, ou recipientes para produção de velas, uma infinidade de objetos pode virar brinquedos.
E aquela folha de papel usada, ainda tem espaço para anotar uma lista de compras?
A dica aqui é soltar a criatividade para reutilizar o que iria para o lixo, usar potes de vidro para compras à granel. Além disso, é possível encontrar tutoriais na internet, por exemplo.
3. Recicle tudo o que for possível
Das embalagens que não conseguir reutilizar, destine para a coleta seletiva, separando o lixo comum daquele que pode ser reciclado: papel, plástico, vidro e metal.
É preciso preparar alguns materiais antes de separá-los, mas é simples e acaba se tornando uma ação automática: evite amassar o papel e retire o excesso de resíduos das embalagens com um pouco d’água e espere secar.
Para encaminhar o lixo para a reciclagem, procure saber se a prefeitura da sua cidade oferece o serviço ou busque por cooperativas de catadores.
Para lâmpadas, pilhas e aparelhos eletrônicos, procure lugares especializados; há fabricantes que recebem aparelhos de volta.
Composte orgânicos em casa e tenha uma horta saudável em suas mãos. Para facilitar, adote um baldinho com tampa e passe a despejar todos os restos de alimentos crus ou cozidos e as cascas num único lugar.
Só com essas 2 ações, você reduzirá cerca de 90% dos resíduos que antes iriam para o aterro sanitário!
4. Seja ativo, converse sobre a necessidade de diminuição do lixo
Melhor do que criar bons hábitos é vê-los tomando proporções maiores. Ao criar uma nova vida com menos lixo, que tal multiplicá-la dentro do seu ciclo de convivência?
No fundo, ninguém quer produzir tanto lixo, mas acaba adiando uma ação que vai se tornar mais uma tarefa dentro de uma rotina cheia.
Uma boa conversa pode ser esclarecedora e tirar a impressão de “trabalhão” sobre os cuidados com o lixo.
Afinal, tudo o que é hábito, como passar um café ou escovar os dentes, se torna algo natural.
Por : Ana Arsky fundadora da startup a 4H
** ** Este artigo é de autor independente e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Sustentabilidade.