32º Congresso da ABES acontece no espaço da Expominas no mês de maio.
De 21 a 24 de maio, no espaço Expominas em Belo Horizonte, a ABES promove o 32º Congresso ABES de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Considerado um dos mais importantes encontros sobre a engenharia sanitária e ambiental do Brasil, o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), terá mais de 50 painéis de discussão e além disso, como referência para o meio acadêmico, promoverá a apresentação de cerca de 1.000 trabalhos técnico-científicos.
Saneamento ambiental
Em conjunto com o Congresso da ABES será realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES, reunindo fornecedores de tecnologia, materiais bem como equipamentos do setor de saneamento.
Todas as atividades do Congresso e da FITABES serão presenciais, tanto para congressistas quanto para palestrantes e expositores.
Voltando ao seu formato totalmente presencial, a ABES pretende dar as melhores condições para que o mais importante evento do Saneamento brasileiro possa ocorrer com a máxima participação possível.
O Congresso envolverá a comunidade acadêmica, especialistas do setor e organizações parceiras do Brasil e outros países para discutir os temas mais relevantes em engenharia sanitária e ambiental em sua concepção mais ampla, abordando principalmente os desafios, políticas públicas, soluções e tecnologia.
Desafios para a universalização do saneamento
Nesta edição, serão discutidos os desafios para a universalização do saneamento e a sustentabilidade.
De acordo com os organizadores, o evento tratará todas as dimensões do saneamento ambiental e ainda meio ambiente, recursos hídricos e saúde pública, discutindo tecnologia, operação, eficiência, planejamento, financiamento e gestão.
As discussões do Congresso da ABES, além de abranger as dimensões tecnológica, educacional e institucional, também permeiam, por sua transversalidade, temas sociais, culturais, econômicos e políticos.
Nesse sentido, estes aspectos fazem do Congresso da ABES uma arena integrada e holística na busca do avanço do saneamento, rumo à universalização, e do meio ambiente e pela melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo
O congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Brasil se juntará ao Prêmio Jovem da Água de Estocolmo para criar um momento de integração entre os mais variados públicos de todos os cantos do país.
Em sua 32º edição, o CBESA (Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental) debaterá sobre os desafios para a universalização do saneamento e a sustentabilidade, tema que caminha lado a lado com a proposta do Prêmio.
Neste formato, os finalistas estarão imersos em um ambiente de discussões voltadas para temáticas ambientais e de saneamento com os maiores profissionais do setor.
Além disso, o fato de se realizar o prêmio em um evento desse porte garantirá uma visibilidade jamais alcançada anteriormente.
Acadêmicos, profissionais e empresas do setor estarão presentes prestigiando os trabalhos apresentados e conhecendo o projeto finalista para a premiação internacional.
Com expectativa de público entre 3.000 e 4.000 mil participantes, o Congresso da ABES pretende fazer história, concentrando a atenção da comunidade técnico-científica brasileira ligada ao saneamento, ao meio ambiente, e da mesma forma aos recursos hídricos e à saúde pública.
Fonte: ABES