Espanha, Finlândia e Bélgica e Portugal estão entre os países europeus que bateram recordes de geração energia solar e eólica.
A geração de energia de fonte solar e eólica está batendo recordes em alguns países europeus.
De acordo com novos dados do think tank de energia limpa Ember, Portugal alcançou o número de 76% de sua energia gerada através de fontes limpas e renováveis, em abril de 2023.
A geração de energia no país através de fontes fósseis foi limitada a 24%.
Crescimento de sistemas solares
No ano passado, Portugal instalou 0,9 GW de energia solar fotovoltaica , aumentando sua capacidade solar em mais de 50%, para 2,5 GW, o suficiente para abastecer cerca de 1 milhão de residências.
Isso ajudou a elevar a geração solar a um recorde histórico de 360 GWh em abril, um ganho significativo em relação ao recorde anterior de 300 GWh em julho e agosto de 2022.
De acordo com Matt Ewen, analista da Ember, a energia eólica e a interligação permitiram a Portugal eliminar o carvão em 2021 e a energia solar agora está reduzindo a dependência de gás.
A energia solar tem feito o trabalho pesado em comparação com outras renováveis portuguesas nos últimos meses. O limite de 50% foi ultrapassado, apesar da geração eólica relativamente modesta.
Quebrando recordes na geração de energia renovável
A energia eólica e solar atingiram novos patamares em muitos países da UE nesta primavera.
A Espanha também registrou recordes históricos de geração solar em abril (4,2 TWh, 22% da geração de eletricidade), com recordes ainda maiores esperados nos meses de verão, quando a energia solar está normalmente em seu pico.
O forte crescimento e o desempenho consistente da energia solar e eólica também levaram a vários outros recordes nos países da UE nesta primavera, revelou a Ember.
A Suécia atingiu um recorde histórico em fevereiro deste ano, com mais de um quarto (27%) da eletricidade proveniente de energia eólica e solar.
A Finlândia viu as energias eólica e solar atingirem um recorde de 29% da geração em abril.
Da mesma forma, a Bélgica também registrou uma alta histórica para energia eólica e solar no mês passado; as fontes de energia limpa atingem 2TWh e representam 29% da geração de eletricidade no país.
Fonte: Euronews