Modelo de carro elétrico da Tesla superou a venda dos modelos movidos à combustão.
Pela primeira vez, um carro totalmente elétrico está no topo das vendas globais, superando os modelos movidos à combustão.
De acordo com os dados da JATO para 53 mercados em todo o mundo, além de informações para outros mercados importantes e estimativas para os demais, indicam que o Tesla Model Y foi o carro mais vendido do mundo no primeiro trimestre deste ano (entre todos os tipos de propulsão).
Projeções de 2022
Em agosto de 2022, o CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou durante a reunião anual de acionistas que o Model Y se tornaria o veículo novo mais vendido do mundo em 2023.
Embora a marca tenha crescido muito rapidamente, essa foi considerada uma meta otimista na época, dado o alto preço médio desse SUV elétrico.
O modelo da companhia chefiada por Elon Musk vendeu 267,2 mil exemplares no primeiro trimestre deste ano, segundo estimativa de Felipe Munoz, analista da JATO Dynamics, referência no tema.
O número representa um aumento de 69% em relação ao mesmo período de 2022.
O desempenho do veículo da Tesla se dá pela decisão tática do fabricante de cortar os preços neste trimestre em 15% ou até mais em alguns países, diz o BFM Business.
Aumento nas exportações
Um carro elétrico estar entre os dez mais vendidos do mundo é uma boa notícia para a China, que ultrapassou o Japão como o maior exportador de veículos do mundo. O feito tem a contribuição da Tesla, porque o Modelo Y é fábricado em Xangai.
Ainda conforme o site, o SUV elétrico de porte médio da Tesla teve um “forte desempenho” na China, contribuindo para a chegada ao topo do ranking.
Bons números também foram registrados nos Estados Unidos, com um incremento de 68% nas vendas, e na Europa, onde o Model Y se tornou o carro mais vendido.
Fonte: Diário do Comércio