Empresas de aterros sanitários estão investindo na produção de gás de lixo e tecnologia de reciclagem nos EUA.
O impulso verde dos Estados Unidos (EUA) e dos governos estaduais está transformando resíduos em tesouro e impulsionando as empresas que lidam com o lixo no país.
As ações dos maiores players do setor de lixo dos EUA, Waste Management e Republic Services, foram negociadas em altos recordes desde que o presidente Biden assinou o projeto de lei sobre clima, impostos e saúde em agosto.
Apesar de um declínio recente, as ações são escolhas populares em Wall Street para aproveitar a alta proporcionada pela sustentabilidade.
Aterros sanitários
Os esforços para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e reutilizar materiais estão tornando mais rentável a mineração em aterros sanitários para obter energia e filtrar o resíduo para as commodities quentes da economia verde, como por exemplo, garrafas de detergente e caixas de papelão.
A WM e a Republic estão construindo usinas para isolar o metano da fumaça emitida pelo resíduo apodrecido e canalizá-lo para a rede de gás natural para ser queimado em usinas de energia, fornos e cozinhas, de acordo com o Wall Street Journal.
Da mesma forma, as empresas também estão equipando as instalações de reciclagem com o que há de mais moderno em automação, para classificar e processar melhor os materiais para as empresas de bens de consumo, que estão sob pressão para manter suas embalagens fora dos aterros sanitários e do oceano.
Incentivo a reciclagem
Além disso, os proprietários de aterros sanitários estão prevendo centenas de milhões de dólares em lucro adicional com a crescente demanda por materiais reciclados, e incentivos fiscais para produzir energia a partir de emissões que, de outra forma, se infiltrariam na atmosfera.
“Somos abençoados por estarmos bem no meio de uma megatendência”, disse o presidente-executivo da Republic, Jon Vander Ark. “Costumávamos pensar em obter um crescimento de receita de 5% ao ano; agora estamos no modo de crescimento de dois dígitos.”
Vander Ark disse ainda que as empresas de produtos de consumo enfrentam mandatos mínimos de conteúdo pós-consumo na Califórnia, Washington e outros estados, bem como suas próprias metas de sustentabilidade.
Lei Climática
A lei climática de 2022 aqueceu a economia do gás proveniente do lixo.
Uma proposta federal para oferecer créditos adicionais para projetos de biogás que produzem energia para veículos elétricos pode tornar os incentivos ainda mais fortes.
Executivos e analistas de empresas de tratamento de resíduos dizem que os incentivos tornam econômica a instalação de fábricas de gás em aterros menores e menos gasosos.
“O gás de aterro sanitário é essencialmente o único biocombustível escalável que não tem uma troca de alimento por combustível”, disse Jerry Revich, analista do Goldman Sachs. “Esses projetos não precisam de subsídios, mas receberão o dinheiro de graça.”
Fonte: Kane Bridge News