MMA realiza curso on-line sobre Gestão da Qualidade do Ar

ar puro

As inscrições para a formação de Gestão da Qualidade do Ar são gratuitas, com certificado emitido pelo MMA.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) abriu as inscrições para a segunda turma do curso on-line Gestão da Qualidade do Ar. 

Ao todo são três mil vagas gratuitas, e as inscrições podem ser feitas na plataforma de Educação à Distância do MMA, neste link até 19 de junho.

Objetivo da formação

Foto: Reprodução/Pexels

O objetivo da formação é principalmente disseminar conhecimentos sobre a gestão da qualidade do ar, demonstrando as principais fontes de poluição e suas consequências para a saúde humana, o meio ambiente e a economia.

O curso apresentará também o panorama da gestão da qualidade do ar no país e as principais tecnologias voltadas ao planejamento e gerenciamento da qualidade do ar.

Podem se inscrever pessoas da sociedade em geral que queiram aprofundar seu conhecimento sobre as ações de melhoria da qualidade do ar; professores, pesquisadores e alunos interessados no tema; gestores, bem como servidores públicos e técnicos que trabalham nas áreas de gestão da qualidade do ar e da saúde nas três esferas do governo.

Conteúdo Programático

qualidade do ar
Foto: Reprodução/Pexels

Coordenado pela Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, o conteúdo programático foi elaborado para capacitar gestores, servidores e técnicos que trabalham nas áreas de qualidade do ar e da saúde, nos três níveis de governo, mas está aberto a todos os interessados.

O conteúdo do curso está dividido em 4 módulos:

  • O primeiro módulo apresenta uma introdução à poluição atmosférica e seus impactos à saúde. A legislação, os métodos de prevenção e controle das emissões de poluentes atmosféricos e o monitoramento da qualidade do ar.
  • O segundo módulo apresenta as redes de monitoramento da qualidade do ar no país. Os critérios para instalação das estações de monitoramento. Os modelos de gestão de redes e as formas de certificação, validação, interpretação e divulgação dos dados monitorados.
  • O terceiro módulo trata dos diversos tipos de equipamentos de monitoramento da qualidade do ar e dos planos de gestão para a operação, calibração e manutenção de uma estação de monitoramento.
  • O quarto módulo aborda a modelagem de dispersão de poluentes, dos inventários de emissões atmosféricas, dos planos de controle de emissões e dos relatórios de avaliação da qualidade do ar.

Ao final de cada módulo será aplicada uma avaliação. Quem concluir o curso receberá um certificado do MMA. A iniciativa é da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, com carga de 30 horas de aulas.

Fonte: MMA

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos