Durante o Festival de Parintins pontos de coleta estarão disponíveis, incentivando a destinação correta de resíduos recicláveis e gerando renda para a comunidade.
O tradicional Festival de Parintins, acontece no Amazonas de 26 de junho a 02 de julho, em sua 56ª edição.
Neste ano, com o objetivo de tornar o festival mais sustentável pontos de coleta de resíduos recicláveis estarão disponíveis para o descarte correto.
Incentivo a reciclagem
O Festival Folclórico de Parintins retrata, por meio de toadas, danças e representações, toda a magnitude da Amazônia e de seus povos, além de trazer reflexões importantes sobre o meio ambiente e a sustentabilidade.
É nesse contexto que o Governo do Amazonas e a Coca-Cola Brasil realizam a segunda edição do projeto “Recicla, Galera”, com o objetivo de promover um festival mais sustentável, incentivando a destinação correta de resíduos recicláveis e gerando renda para a comunidade.
Neste ano, de forma inédita, a Sustentabilidade passa a ser um dos pilares do Festival de Parintins, ao lado da Cultura e do Turismo.
Com o objetivo de promover uma festa mais sustentável para todos, o projeto concentra uma série de atividades que terão um impacto positivo tanto para o Festival quanto para a cidade.
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, uma das metas é destinar cinco toneladas de resíduos para a reciclagem.
“O Festival de Parintins vem atraindo mais visitantes ano após ano. Isso traz muitos benefícios econômicos para a cidade, mas também acarreta o aumento da quantidade de resíduos produzidos. Em 2022 foram mais de duas toneladas de resíduos destinados corretamente e, neste ano, estamos fazendo um ‘Recicla, Galera’ ainda maior, para irmos além nos resultados. Nosso maior objetivo é fazer com que essa prática vire um legado crescente, que acompanhe a realização do festival nos próximos anos”, destacou Taveira.
Sustentabilidade
Durante a semana do Festival de Parintins, várias ações serão realizadas, como por exemplo trabalhos voltados à gestão de resíduos recicláveis, apoio à estruturação e geração de renda para a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin).
O festival conta ainda com além de educação ambiental e voluntariado.
Além da tradicional competição entre o Caprichoso e o Garantido, o projeto promoverá uma outra disputa, desta vez, entre os itens 19 dos bois.
O bumbá da galera que mais destinar corretamente resíduos para a reciclagem, durante os três dias de festa, ganhará R$ 20 mil para investir em ações de sustentabilidade na agremiação, além do título de Campeão Sustentável do 56º Festival Folclórico de Parintins.
Fora do Bumbódromo, avenidas e espaços turísticos de Parintins vão receber 28 ecopontos.
Distribuídas por diversas zonas da cidade, as estruturas vão funcionar como PEVs de recicláveis.
Os PEVS vão dar suporte à coleta de resíduos gerados em bares, restaurantes e festas paralelas ao longo da semana.
Espaço sustentável
Neste ano, a população poderá acompanhar e até fazer parte do processo de triagem no Espaço Sustentável “Recicla, Galera”.
A estrutura que unirá a gestão prática e interativa dos resíduos coletados e ações voltadas à educação ambiental.
No local, os torcedores poderão acompanhar a pesagem e a contagem da disputa entre as galeras em tempo real.
A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e executada em parceria com a Impact Hub Manaus; o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC).
Também participam a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SEDEMA), a Tereos Brasil e a Solar Coca-Cola.
Fonte: Agência Amazonas