Quase Zero plástico: Jogos Olímpicos de 2024 proíbem uso de descartáveis

jogos olímpicos

Durante os Jogos Olímpicos serão utilizados copos reutilizáveis nas competições.

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, o uso de plásticos descartáveis está completamente banido. O anúncio foi feito no último dia 26 de maio, pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

“Decidimos fazer dos Jogos Olímpicos o primeiro grande evento sem plástico descartável”, disse Hidalgo em entrevista coletiva.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontecem entre julho e agosto de 2024.

Material reciclável

Jogos Olímpicos
Foto: Reprodução/Pexels

De acordo com o comunicado da prefeitura de Paris, o plástico é considerado um dos grandes problemas ambientais da atualidade.

“A cada ano, 14 mil mamíferos e 1,4 milhão de aves marinhas são mortos devido à ingestão de resíduos plásticos”, complementa.

A Coca-Cola, patrocinadora oficial das Olimpíadas, distribuirá seus produtos em garrafas de vidro reutilizáveis e mais de 200 fontes de refrigerante, que serão reaproveitadas após os jogos.

Competições com alto consumo de água, como por exemplo, as corridas, serão utilizados copos reutilizáveis.

Redução nas emissões

olimpíadas
Foto: Reprodução/Pexels

De acordo com os organizadores do evento além da redução do consumo de plástico, as Olimpíadas de Paris 2024 ainda procuram reduzir pela metade a emissão de carbono em comparação com os Jogos do Rio em 2016 e Londres em 2012.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) divulgou recentemente um relatório afirmando que os países poderiam reduzir a poluição plástica em 80% até 2040 usando tecnologias existentes, e além disso, realizando grandes mudanças nas políticas de gestão de resíduos.

O Brasil produz por ano 13,8 milhões de toneladas de resíduos plásticos, 64 quilos por pessoa, de acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos de 2022 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Esse número representa 23,2% do total de resíduos sólidos produzidos no País em 2022.

De acordo com a Abiplast, apenas 23,4% dos resíduos plásticos foram reciclados em 2021, índice pouco maior que no ano anterior, quando foram reciclados 23,1%. 

Fonte: UOL Portal Sustentabilidade

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos