UFRRJ promove Semana Rural no Rio de Janeiro com vivência no campo e Carbono Zero

Rural

A Semana Rural promove Ciência, shows, cursos, gastronomia e muitas vivências sobre a vida no campo.

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) promove de 08 a 16 de julho, no Câmpus de Seropédica, no Rio de Janeiro, a Semana Rural 2023.

Com uma programação diversificada, a Semana Rural promove Ciência, shows, cursos, gastronomia e muitas vivências sobre a vida no campo.

Em entrevista com a equipe do Portal Sustentabilidade, o Professor Nivaldo de Faria Sant’Ana, Diretor do Instituto de Zootecnia e Presidente da Comissão Organizadora da Semana Rural 2023, contou que a Universidade Rural é uma Instituição centenária e, no passado, grandes eventos direcionados aos produtores rurais e as comunidades do entorno foram realizados.

“Mas, a Semana Rural é algo novo, revigorado. Pois, a Universidade tem tradição em ciências agrárias, o seu presente multidisciplinar, oferecendo atualmente cerca de 60 cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento”, comenta.

O que é a Semana Rural?

rural
Foto: Reprodução/Pexels

A Semana Rural é um evento acadêmico organizado pela Universidade Rural em parceria com a Prefeitura de Seropédica e outras Instituições públicas e privadas, para qualificação de produtores rurais e promoção do desenvolvimento de cidades próximas, a partir de atividades técnico-científicas, sociais, educativas e culturais.

São mais de 90 minicursos de qualificação gratuitos, palestras, conferências, apresentações musicais, praça de alimentação, passeio ciclístico, minifazenda, museus, exposição de carros antigos, festival de pipas e muito mais.

Para os minicursos, os trabalhadores rurais têm prioridade na inscrição; mas, dependendo da disponibilidade de vagas, também podem se inscrever o público externo em geral e estudantes da Universidade.

O Caderno de Cursos do evento pode ser obtido neste link.

Experiência única para os alunos

Rural
Foto: Reprodução/Pexels

Segundo o Professor Nivaldo, a participação ativa nas ações que serão desenvolvidas durante a Semana Rural, reforça no corpo discente tanto o sentimento de pertencimento com a Universidade quanto o comprometimento com a comunidade. 

Para os alunos é uma oportunidade ímpar de conhecerem a realidade das comunidades do entorno da Universidade.

“Essa interação é uma via de mão dupla: não somente leva a Universidade à realidade dos moradores, mas também traz a realidade destes à Universidade, retroalimentando os processos acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão”, finaliza Nivaldo.

Qual o local de realização dos minicursos?

plantas
Foto: Reprodução/Pexels

Os minicursos serão oferecidos no Câmpus Seropédica da UFRRJ. O local específico de realização de cada minicurso será disponibilizado na página oficial do evento.

Podem se inscrever pessoas acima de 18 anos de idade, com exceção de pessoas acima de 15 anos que estejam regularmente matriculados em escolas técnicas ou cursando o ensino superior.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link, seguindo um cronograma de acordo com o interessado.

  • Produtores Rurais: As inscrições se iniciaram no dia 29/06 e se estendem até o dia 13/07 (penúltimo dia dos cursos) ou até o término das vagas. É necessário anexar o comprovante de produtor rural no momento da inscrição ou apresentá-lo pessoalmente no dia do curso.
  • Público Externo em Geral: As inscrições se iniciaram no dia 05/07 e se estendem até o dia 13/07 (penúltimo dia dos cursos) ou até o término das vagas.
  • Discentes da UFRRJ: As inscrições se iniciam no dia 06/07 e se estendem até o dia 13/07 (penúltimo dia dos cursos) ou até o término das vagas.

Evento carbono zero

rural
Foto: Reprodução/Pexels

Neste ano, a Semana Rural vai compensar as emissões de carbono durante o evento.

Com o “Projeto Carbono Zero”, uma calculadora vai contabilizar e quantificar as emissões, determinando assim a quantidade de plantio de espécies florestais, para recuperação e restauração de biomas.

Dessa forma, o inventário de GEE que será realizado diariamente durante o evento, vai calcular o número de árvores que precisam ser plantadas para compensar as emissões, tornando assim a Semana Rural carbono zero.

Fonte: UFRRJ

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos