Parceria firmada com o maior rally das Américas, vai promover soluções ambientais, como logística reversa de óleo lubrificante dos veículos de competição; além de ação de educação e conscientização ambiental.
A Lwart e o maior rally das Américas vão trabalhar juntos novamente em 2023.
A empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais, especializada na transformação de resíduos, será a responsável pela coleta do óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) dos veículos de competição.
Após o recolhimento, a logística reversa do OLUC acontecerá em um ciclo infinito e sustentável. O material passa pelo rerrefino e é transformado em óleo básico, matéria-prima para produção do óleo lubrificante.
Os principais produtores, por sua vez, o aditivam e o transformam novamente em lubrificante para voltar ao mercado.
O Portal Sustentabilidade realizou uma entrevista exclusiva com a Roberta Colleta, Head de Comunicação e Marketing da Lwart,sobre o funcionamento da logística reversa do Óleo Lubrificante Usado, que pode ser conferido neste link.
Sertão do Brasil
Com o mote: ‘Nosso palco é o Brasil’, o maior rally das Américas realiza sua 31ª edição, entre os dias 11 e 19 de agosto, num total de 3.800km.
O pano de fundo do Sertões é o Brasil. Cada ano a organização traz um roteiro inédito, honrando sua missão de revelar um Brasil que poucos brasileiros conhecem.
Nesta edição, o roteiro vai passar por cinco cidades: Petrolina/PE, Xique Xique/BA, Crato/CE, Sobral/CE e Cruz/CE.
Dentre os 18 centros de coleta da Lwart, três estão localizados no Nordeste e servirão como base para o armazenamento do resíduo coletado durante a prova.
Além dos centros de coleta, a Lwart possui em Lençóis Paulista/SP uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado.
O óleo lubrificante usado é um resíduo Perigoso Classe I, segundo a NBR-10004, uma vez que os danos à saúde e ao meio ambiente, se destinado incorretamente, são significativos.
A legislação brasileira (Resolução Conama n. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei n. 12.305/2010) e regulamento Decreto Federal n. 7.404/2010 e Resoluções da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) n. 19 e 20, ambas de 2009 e Lei do Petróleo Lei n. 9.478/1997), determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para o rerrefino, proibindo taxativamente o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins.
Resíduo altamente contaminante
Para se ter uma ideia, segundo a AMBIOLUC, entidade que representa o setor, um único litro de óleo lubrificante usado pode contaminar 1 milhão de litros de água.
Além disso, para cada 10 litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, com alto grau de toxicidade, segundo dados da CETESB.
De acordo com Roberta Colleta, Head de Comunicação e Marketing da Lwart, a parceria firmada entre a Lwart Soluções Ambientais e o Rally dos Sertões é uma ação de educação e conscientização ambiental, mostrando que adrenalina e sustentabilidade podem e devem andar juntas.
“Ao garantir a coleta e destinação correta de um resíduo perigoso, presente nos motores dos competidores, evitamos danos à natureza e à saúde humana e colocamos essa temática em evidência”, conclui.
“A parceria com a LWART é muito importante para nós, pois é uma empresa referência em gestão de resíduos contaminados, como o óleo lubrificante usado (OLUC). E durante o rally, com tantos veículos de competição, nos dá muita segurança poder contar com uma empresa desse porte. Nossa meta é contribuir para a preservação do meio ambiente e para o bem-estar das comunidades que recebem o nosso evento.” afirma Leonora Guedes, COO do Sertões.
Com informações de Lwart Soluções Ambientais e Rally dos Sertões.