O HUB ODS Bahia, é a regional baiana de empresas comprometidas com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 propostos pela Organização.
A Federação das Indústrias do Estado da Bahia e o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, se uniram para criar o HUB ODS Bahia.
O Hub ODS Bahia é a regional baiana de empresas comprometidas com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 propostos pela Organização.
A parceria foi apresentada no dia 27 de julho, durante a reunião de Diretoria da FIEB.
Objetivos do HUB
A apresentação na FIEB contou com a participação da diretora de Impacto da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Camila Valverde.
De acordo com Camila, o Hub é uma agenda de desenvolvimento de todos. Segundo a diretora, não haverá espaço no futuro para empresas que não pensem sobre seus impactos e não atuem sobre eles.
Ela ressaltou que um terço das empresas que integram o Pacto são pequenas e médias e que a organização tem capacitações voltadas para este público.
Os objetivos do HUB ODS Bahia são:
- Prover informações e conhecimento sobre diretrizes e metodologias envolvendo a temática de engajamento empresarial com os ODS;
- Prover acesso a treinamentos, iniciativas e projetos da Rede Brasil do Pacto Global, para uso dentro da parceria HUB ODS;
- Prover acesso a especialistas em sustentabilidade, provenientes da Rede Brasil do Pacto Global e Sistema ONU.
Comitê
Para organizar as ações do HUB foi criado o Comitê Pacto Global/HUB ODS Bahia/ESG da Indústria Baiana, do qual fazem parte representantes da BASF, Braskem, Petrorecôncavo, Bracell, Ideste, FIEB, Pacto Global, Sebrae Bahia e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Um dos compromissos do grupo, de acordo com a gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Negreiros, é cadastrar anualmente 60 empresas no HUB.
Mila Macedo, especialista em Sustentabilidade da Petrorecôncavo, celebrou a iniciativa.
“Vejo que as empresas já estavam se desenvolvendo individualmente, mas agora vamos fazer isso em parceria. Juntos conseguiremos fazer projetos maiores, impactando mais pessoas”, disse.
Além da implantação do HUB, a FIEB criou o seu próprio Comitê Pacto Global/ESG-Sistema FIEB, que visa acompanhar, avaliar e pronunciar-se sobre os planos, programas, projetos e demais iniciativas que estejam relacionadas com a Política de ESG da organização.
“Entre as ações previstas estão estabelecer metas e indicadores, prioridades para o Sistema dentro dos ODS, integrar sustentabilidade às atividades e na governança da organização e publicar resultados alcançados”, explicou Arlinda Negreiros.
Fonte: FIEB