Energia offshore: Inglaterra terá o maior parque eólico em alto-mar do mundo

eólica

A instalação da usina offshore teve inicio neste mês e conta com 227 turbinas instaladas em alto-mar.

A Inglaterra iniciou o processo de instalação da primeira das 277 turbinas no maior parque eólico offshore (em alto-mar) do mundo, no Reino Unido.

De acordo com a SSE, empresa de energia britânica, a primeira turbina foi instalada no último fim de semana a cerca de 130 quilômetros da costa de Yorkshire, no norte da Inglaterra.

A previsão de conclusão do parque eólico é 2026.

Geração de energia limpa

Foto: Divulgação/SSE

As turbinas de 260 metros de altura – quase o dobro da London Eye(roda-gigante no Reino Unido) e equivalente ao maior prédio do Rockefeller Center – serão instaladas usando uma embarcação especializada com capacidade de içamento de 3,2 mil toneladas, a maior deste tipo em todo o mundo, de acordo com a SSE.

“Voltaire de Jan de Nul” também é o primeiro navio de emissão ultrabaixa de seu tipo.

O custo da construção será de 9 bilhões de libras, de acordo com o portal britânico The Guardian.

O Parque Eólico Dogger Bank é o maior parque eólico offshore do mundo em construção e deverá ser o maior do mundo em operação, quando concluído, em 2026.

Após a conclusão, o parque eólico terá uma capacidade instalada de 3,6 GW de eletricidade renovável e limpa suficiente para abastecer o equivalente a seis milhões de residências anualmente, de acordo com a SSE.

Cada volta das pás irá gerar energia para abastecer uma casa média do Reino Unido por dois dias.

De acordo com o o vice-primeiro-ministro Oliver Dowden, o projeto gerará energia limpa e barata para abastecer milhões de residências e fornecerá ao Reino Unido maior independência energética .

“A interrupção do fornecimento global de energia é um dos principais riscos que destacamos em nosso novo Registro Nacional de Riscos”, disse o vice-primeiro-ministro Oliver Dowden em uma visita ao porto de Able Seaton.

Transição Energética

energia
Foto: Reprodução/Pexels

De acordo com Alistair Phillips-Davies, diretor-executivo da SSE, em entrevista ao programa Today da BBC Radio 4, Alistair Phillips-Davies, diretor-executivo da SSE, disse que os próximos parques eólicos dependeriam de subsídios do governo para bancar materiais e serviços.

Segundo Phillips-Davies, o estímulo é necessário principalmente para que as empresas possam prosseguir em compasso com o aumento dos custos do processo, resultado da inflação significativa na economia do Reino Unido.

“O governo precisa implementar a flexibilidade para garantir que ainda possamos construir esses parques eólicos”, disse ele. “Temos que lembrar que o preço da energia [dos parques eólicos] ainda é muito mais baixo do que vemos nos combustíveis importados e, em particular, no gás”.

Cerca de um mês após interromperem os planos para a construção de um outro parque eólico offshore de grandes proporções na costa de Norfolk, devido ao aumento dos custos na cadeia de suprimentos e ao aumento das taxas de juros, eles começam a instalação das turbinas do Parque Eólico Dogger Bank.

Fonte: CNN

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos