A obsolescência programada significa que os produtos estão saindo das fábricas com os dias contados.
A obsolescência programada ou planejada refere-se ao termo que diz respeito à cultura embutida por setores produtivos em nosso cotidiano com o objeto de diminuir o tempo de vida dos produtos para aumentar o consumo.
O que isso significa na prática? Os produtos estão saindo das fábricas com os dias contados. Na seleta lista de causadores de problemas ambientais, o consumismo merece um papel de destaque.
Sabemos que esse padrão de consumo é ambientalmente insustentável, pois gera o uso excessivo de recursos naturais, gerando uma enorme quantidade de resíduos e degradando mais rapidamente o ambiente.
Com isso, verificamos portanto, que o papel do marketing atualmente é criar o desejo no consumidor por produtos e serviços. Mesmo que estes não sejam necessários.
Mas então, por que os consumidores compram se não necessitam? Por modismo, emoções, sensações, brincadeira, etc. Em geral, reagem aos estímulos.
Economia Linear
Em contrapartida, as empresas precisam mudar o seu modelo de produção linear para uma produção mais enxuta, tornando a economia circular.
A ecologia industrial precisa ser adotada como filosofia produtiva, pois considera a atividade do setor e o ambiente em conjunto, buscando minimizar os impactos negativos da produção sem reduzir produtividade e resultados lucrativos.
A análise do ciclo de vida, por exemplo, se refere a todas as etapas de produção e uso do produto, relativas à extração das matérias-primas, passando pela produção, distribuição até o consumo e disposição final, contemplando também reciclagem e reuso quando for o caso.
Outro exemplo é o estímulo a logística reversa, pois sua adoção promove mais consciência sustentável em seus funcionários e consumidores.
Trata-se em retornar para empresas de origem ou pontos de coleta específicos, produtos, subprodutos e resíduos resultantes do pós-consumo do comprador.
Desenvolvimento Sustentável
Portanto, a sustentabilidade se apresenta como uma necessidade à existência antrópica. Somente com ações sustentáveis poderemos garantir à humanidade uma vivência em equilíbrio e a segurança ecossistêmica dos ambientes naturais e urbanos.
Por isso, devemos como um todo, nos comprometer em abraçar a causa sustentável através de pequenas atitudes que, se feita por todos, causa um impacto positivo na sociedade.
Aqui vão algumas dicas para melhorar nossas ações consumo: compre o necessário (seja menos suscetível as ações de marketing).
Procure comprar de empresas que possuam projetos ambientais conectados aos seus processos produtivos (tratamento de efluentes, gerenciamentos de resíduos sólidos e líquidos, estações de tratamento, uso consciente de água, etc.).
Escolha produtos que possuam embalagens recicláveis como o polipropileno (PP) ou polietileno de alta densidade (PEAD) e tantas outras. Prefira consumir produtos biodegradáveis. Ações simples que podem fazer uma grande diferença!
Seguimos forte na reflexão de que não existe o termo “jogar fora”. Na verdade, tira-se de um sistema e coloca-se em outro. Esse outro sistema depende de cada um de nós.
Por:
Flávio Silva de Souza e Sérgio Thode Filho – Professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro IFRJ-CDUC. Responsáveis pelo ECOPONTO – ECOEDUC.
Letícia de Souza Ribeiro, Maria Eduarda da S. Carneiro, Raynara Kelly da Silva dos Santos, Rafael Nascimento Amaro Antonio e Samuel Bibiano da Silva – Alunos do curso Técnico em Petróleo e Gás. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro IFRJ-CDUC