CETESB lança gratuito manual de medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas

acústica

O manual produzido pela CETESB e ProAcústica tem linguagem acessível e farta ilustração, e pode ser acessado gratuitamente.

A CETESB e a ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica – lançaram no dia 15 de agosto, o “Manual da Norma ABNT NBR 10151:2019 Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral”, no auditório da sede da Companhia, em São Paulo.

O manual produzido pela CETESB e ProAcústica tem linguagem acessível e farta ilustração, e pode ser acessado gratuitamente.

ABNT NBR – 10151:2019 Acústica

manual
Foto: Reprodução/Pexels

A Norma ABNT NBR – 10151:2019 Acústica, estabelece os procedimentos técnicos a serem adotados na execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos e externos às edificações, bem como procedimentos e limites para avaliação dos resultados em função da finalidade de uso e ocupação do solo.

O diretor-presidente da CETESB, Thomaz Toledo, elogiou a publicação, destacou a participação das instituições parceiras e enalteceu a dedicação e esforço dos especialistas envolvidos na produção do guia, em particular dos cinco empregados que compõem o setor de Apoio em Avaliação de Ruídos e Vibrações da Companhia, liderados pelo gerente Jozemar Barreto Oliveira.

De acordo com a diretora de Avaliação de Impacto Ambiental, Mayla Fukushima, o lado prático do manual, deverá auxiliar os órgãos públicos no controle da poluição sonora.

“Para a confecção do guia, foram realizadas diversas reuniões, sem contar que os técnicos tiveram que superar as dificuldades durante a pandemia.”

Mayla lembrou da competência legal da CETESB na aplicação da referida Norma, que se dá nas atividades industriais, que são licenciadas pela Agência Ambiental Paulista.

Controle da poluição sonora

poluição sonora
Foto: Reprodução/Pexels

Os representantes das entidades parceiras foram unânimes em enfatizar que o aprimoramento do controle da poluição sonora representa um passo importante e essencial para o bem-estar, saúde e qualidade ambiental da população, e que o guia contribuirá decisivamente para alcançar esse objetivo comum.

O manual de extrema relevância, uma vez que a norma ABNT NBR10151:2019 é fundamental para auxiliar o poder público e a iniciativa privada em processos de gestão e fiscalização da poluição sonora; na elaboração de estudos de projetos acústicos, instalações ou eventos; no planejamento urbano; e na determinação da classe de ruído em situações específicas.

Estiveram presentes o presidente-executivo da ProAcústica, Luciano Nakad Marcolino; o presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Mário William Esper; o vice-presidente do Ibape Nacional, Eduardo Rottmann; o presidente da Sobrac, Krisdany Vinícius Cavalcante; o vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, Marcos Holtz; a superintendente gestora da ABNT/CB 002, Lilian Sarrou; e o coordenador do Comitê de Acústica Ambiental e o secretário do GT NBR 10151, da ProAcústica, Juan Frias Pierrard e Pedro do Espírito Santo Netto.

O manual pode ser acessado gratuitamente neste link.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos