O manual produzido pela CETESB e ProAcústica tem linguagem acessível e farta ilustração, e pode ser acessado gratuitamente.
A CETESB e a ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica – lançaram no dia 15 de agosto, o “Manual da Norma ABNT NBR 10151:2019 Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral”, no auditório da sede da Companhia, em São Paulo.
O manual produzido pela CETESB e ProAcústica tem linguagem acessível e farta ilustração, e pode ser acessado gratuitamente.
ABNT NBR – 10151:2019 Acústica
![manual](https://portalsustentabilidade.com/wp-content/uploads/2023/08/design-destaque-1-1-1-1024x576.jpg)
A Norma ABNT NBR – 10151:2019 Acústica, estabelece os procedimentos técnicos a serem adotados na execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos e externos às edificações, bem como procedimentos e limites para avaliação dos resultados em função da finalidade de uso e ocupação do solo.
O diretor-presidente da CETESB, Thomaz Toledo, elogiou a publicação, destacou a participação das instituições parceiras e enalteceu a dedicação e esforço dos especialistas envolvidos na produção do guia, em particular dos cinco empregados que compõem o setor de Apoio em Avaliação de Ruídos e Vibrações da Companhia, liderados pelo gerente Jozemar Barreto Oliveira.
De acordo com a diretora de Avaliação de Impacto Ambiental, Mayla Fukushima, o lado prático do manual, deverá auxiliar os órgãos públicos no controle da poluição sonora.
“Para a confecção do guia, foram realizadas diversas reuniões, sem contar que os técnicos tiveram que superar as dificuldades durante a pandemia.”
Mayla lembrou da competência legal da CETESB na aplicação da referida Norma, que se dá nas atividades industriais, que são licenciadas pela Agência Ambiental Paulista.
Controle da poluição sonora
![poluição sonora](https://portalsustentabilidade.com/wp-content/uploads/2023/08/design-destaque-2-2-1024x576.jpg)
Os representantes das entidades parceiras foram unânimes em enfatizar que o aprimoramento do controle da poluição sonora representa um passo importante e essencial para o bem-estar, saúde e qualidade ambiental da população, e que o guia contribuirá decisivamente para alcançar esse objetivo comum.
O manual de extrema relevância, uma vez que a norma ABNT NBR10151:2019 é fundamental para auxiliar o poder público e a iniciativa privada em processos de gestão e fiscalização da poluição sonora; na elaboração de estudos de projetos acústicos, instalações ou eventos; no planejamento urbano; e na determinação da classe de ruído em situações específicas.
Estiveram presentes o presidente-executivo da ProAcústica, Luciano Nakad Marcolino; o presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, Mário William Esper; o vice-presidente do Ibape Nacional, Eduardo Rottmann; o presidente da Sobrac, Krisdany Vinícius Cavalcante; o vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, Marcos Holtz; a superintendente gestora da ABNT/CB 002, Lilian Sarrou; e o coordenador do Comitê de Acústica Ambiental e o secretário do GT NBR 10151, da ProAcústica, Juan Frias Pierrard e Pedro do Espírito Santo Netto.
O manual pode ser acessado gratuitamente neste link.