Painéis solares usados viram material de construção de casas de baixo custo na Índia

solares

Cientistas na Índia propuseram a utilização de módulos solares no final do seu ciclo de vida como material de construção para pequenas unidades habitacionais de baixo custo. 

Cientistas do Instituto Indiano de Ciência (Indian Institute of Science) estão aproveitando painéis solares em fim de vida (EoL-PV) como material de construção de baixo custo e baixo consumo de energia.

De acordo com o grupo de cientistas, a reciclagem de módulos solares não é viável economicamente nos dias atuais, e assim, sua abordagem consiste em transformar painéis solares convencionais em produtos BIPV sem quaisquer modificações.

Redução de custos

solares
Foto: Indian Institute of Science

De acordo com o autor principal da pesquisa, Roshan R. Rao, há uma redução significativa no custo devido à parede, janelas e telhado no caso da adoção de módulos EoL-PV, ou seja, os painéis solares.

“O peso desses painéis é muito menor quando comparado ao das paredes convencionais de tijolos com 250 mm de espessura. A base para uma estrutura EoL-PV seria muito mais leve e barata.”

Os pesquisadores construíram um edifício real integrado com os painéis, que, segundo eles, está configurado como uma casa fotovoltaica integrada ao edifício onde as paredes, o telhado e as janelas são construídos com o material em fim de vida útil.

Seu desempenho foi então comparado com o de uma casa simulada com energia fotovoltaica aplicada em edifícios utilizando paredes de tijolos com gesso e telhado RCC, com os módulos fotovoltaicos acoplados à estrutura, bem como com o de uma casa de referência construída com materiais tradicionais.

Energia limpa para a casa

solares
Foto: Reprodução/Pexels

Cada unidade habitacional com painéis solares se baseia nas medidas de construção tipicamente usadas na Índia.

“Conduzimos a capacidade de resposta climática desses edifícios por meio de medições e simulações de edifícios inteiros”, disse Rao. “Estamos avaliando a capacidade de resposta climática de tais edifícios em diferentes zonas climáticas e possíveis intervenções para melhorar o desempenho térmico de tais edifícios.”

Apesar do fim teórico do seu ciclo de vida, ainda se assume que os painéis solares reutilizados fornecem uma potência nominal de 4 kWh/m2/dia e são utilizados para fornecer às unidades habitacionais parte da energia de que necessitam. 

Além disso, a equipe indiana considerou a sua energia incorporada líquida, que é a energia incorporada inicial subtraída pela energia que geraram até à fase de fim de vida.

Menor custo na construção

painel solar
Foto: Indian Institute of Science

De acordo com Rao, a análise de custos foi feita considerando o custo real de cada material de construção, desenvolvendo uma ‘lista de quantidades’ para um edifício construído convencionalmente na Índia e a estrutura dos edifícios integrados com painéis EoL-PV.

O grupo apresentou suas descobertas no artigo “ Examining the use of End-of-Life (EoL) PV panels in housing and sustainability ”, publicado na Solar Energy .

“Com a nossa abordagem, os painéis solares não seriam mais visto como um passivo para os fabricantes ou usuários”, disse Rao. “Os fabricantes de energia fotovoltaica podem considerar redesenhar/modificar as estruturas com a intenção de permitir tal aplicação no estágio de fim de vida.”

Fonte: PV Magazine

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos