A redução da produção de plásticos e a reciclagem são fundamentais para mudarmos o cenário da poluição plástica.
Responsáveis por 3,4% das emissões globais de gases de efeito estufa, a poluição plástica afeta diretamente a vida terrestre e a vida marinha.
Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), menos de 10% do plástico produzido no mundo é reciclado.
Para se ter uma noção do que acontece no território brasileiro, os plásticos correspondem a 80% dos itens encontrados no litoral brasileiro.
Mas o que precisamos saber para tomar uma medida urgente a respeito da poluição por plásticos no mundo?
Venha com o Portal Sustentabilidade e entenda tudo a respeito!
A humanidade produz cerca de 460 milhões de toneladas de plástico por ano
Segundo o Programa das Nação Unidas para o Meio Ambiente, o PNUMA, esse número pode triplicar até 2060.
A gestão e o gerenciamento deste resíduo ainda é um dos maiores obstáculos do planeta!
No mundo inteiro, 46% dos resíduos plásticos são depositados em aterros, sendo que 22% são mal geridos e transformam-se em lixo, 17% são incinerados e apenas 15% são coletados para reciclagem, com menos de 9% realmente reciclados.
Preservação de Ecossistemas
Mais de 14 milhões de toneladas de plástico entram e danificam os ecossistemas aquáticos anualmente.
A poluição plástica marinha aumentou 10 vezes desde 1980, afetando pelo menos 267 espécies animais, incluindo 86% das tartarugas marinhas, 44% das aves marinhas e 43% dos mamíferos marinhos.
O combate à poluição por plásticos, é responsabilidade de todos!
Redução e Reciclagem
É importante refletir sobre qual planeta que nós queremos deixar para gerações presentes e futuras, pois o mundo não será o mesmo se não mudarmos urgentemente a forma como preservamos os recursos naturais disponíveis e, principalmente, como lidamos com os materiais que não são decompostos pela natureza, a exemplo dos plásticos.
A redução da produção de plásticos e a reciclagem são caminhos fundamentais para mudarmos o cenário.
Além disso, assegurar a correta gestão dos resíduos sólidos nas cidades é imprescindível para interromper o caminho que o lixo faz até o mar e os seus impactos negativos relacionados.
Fontes: