Tapiraí: O Tesouro Natural e Cultural do Interior Paulista

Mata Atlântica

A cidade de Tapiraí, situada no interior do estado de São Paulo, é um verdadeiro tesouro a ser descoberto.

Com sua beleza natural exuberante, rica cultura rural e um ambiente que convida ao relaxamento, Tapiraí oferece aos visitantes uma fuga tranquila das agitações da vida urbana.

Situada no interior do estado de São Paulo, é um verdadeiro tesouro a ser descoberto.

Hoje, exploraremos as atrações e encantos que fazem de Tapiraí um destino único e cativante. De cachoeiras deslumbrantes a trilhas fascinantes, da rica gastronomia local à hospitalidade de seus habitantes, prepare-se para mergulhar na essência desta cidade que guarda segredos surpreendentes em meio à paisagem deslumbrante da mata atlântica.

enha conosco nesta jornada para descobrir por que Tapiraí é conhecida como um refúgio para os amantes da natureza e da cultura caipira.

História de Tapiraí

natureza
Foto: Reprodução/Pexels

Tapiraí é o lugar certo para os viajantes adeptos a trilhas, aventuras e ecoturismo. O Município é totalmente envolto pelo Mata Atlântica e fica a apenas 135km de São Paulo capital e 68km de Sorocaba.

A cidade, que é município de interesse turístico (MIT) desde maio de 2017, faz parte da Região Turística Veredas da Mata Atlântica e pertence tanto ao Vale do Ribeira como a Região Metropolitana de Sorocaba.

Por estar numa altitude que varia entre 920 e 1000 metros acima do nível do mar, Tapiraí tem clima subtropical temperado (com verões de dias quentes e noites amenas e invernos de frio rigoroso) e uma curiosa neblina densa que envolve a cidade várias vezes ao dia durante o outono e o inverno, recobrindo toda a paisagem e encantando quem presencia o momento.

No Mirante Serra Verde, uma das partes mais altas da cidade, é possível avistar uma panorâmica da Mata Atlântica e da Serra do Mar.

Cerca de 80% do território tapiraiense é tombado como Área de Proteção Ambiental (APA) e foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera em 1992.

O turista ainda vai encontrar em suas matas muitos animais raros, como a Anta Albina (tapirus terrestris) e, inclusive, aves nativas, que atraem observadores do mundo inteiro, em especial europeus.

Tapiraí é destino obrigatório para os turistas que amam contato com cachoeiras, riachos e águas cristalinas. 

Atrativos naturais

Tapiraí
Cachoeira Do Chá – Foto: Tripadvisor

O cartão-postal da cidade é a Cachoeira do Chá, quando se depara com uma trilha em meio à Mata Atlântica, que leva o visitante à piscina natural e à queda principal, com mais de 30 metros.

Ao longo de toda a trilha o Rio Corujas se mostra caudaloso, com curvas e belas quedas d’água, onde os adeptos do boiacross se divertem nos dias quentes.

Existem ainda as águas da Cachoeira do Alecrim, as do Belchior, do Tombo, as do Tatú e também as do Limoeiro, sem contar as outras, que requerem maior disponibilidade graças às maiores distâncias e níveis de dificuldade.

Para os que buscam aventuras, além o aqua-raid outro nome para o boiacross, pode-se também praticar cannyoning no Belchior, rapel na Fazenda e trekking e ainda, acampamento na mata.

Para visitar a Cachoeira da Fita Branca ou o rio do Peixe onde as antas bebem água, somente com guia especializado, agendado previamente.

Clima e contato com a natureza

Tapiraí
Foto: TripAdvisor

O clima do município oferece uma atração a mais. Durante o verão, os dias são bastante quentes e as noites, amenas.

No inverno, o frio é rigoroso e já regsitrou temperaturas mínimas de -3º (2000), registrados pela “Serra Verde Rádio Emissão”, instalada em Tapiraí.

Curioso também é o seu fog londrino, a neblina densa que envolve a cidade durante várias vezes ao dia, do outono ao inverno, recobrindo as paisagens locais.

A comunidade Ribeirão da Anta proporciona uma “volta ao passado”, quando se depara com a produção de farinha, com o milho moído no monjolo com mais de 50 anos e cuidadosamente mantido pela família.

É lá também que se produz artesanato em taboa e madeira, como estiras e balaios e o tradicional pilão.

Para quem gosta de trilhas, o local conduz o visitante à cachoeirinha, cercada de mata conservada.

Observação de pássaros

cabeça da anta
“Cabeça da Anta” em Tapiraí, famosa na região – Foto: Tumil Anderson

A cidade também é uma opção incrível para quem gosta de observar pássaros.

A Trilha do Tucano, oferece uma imersão em meio a mata e contato com animais. Além de trilhas em meio à mata, existem comedouros onde os pássaros vêm se alimentar.

Depois das inúmeras descobertas em Tapiraí, há opções para todos os gostos nas Pousadas que acolhem o visitante.

Para os que apreciam instalações rústicas e belas paisagens, o “Salve Floresta” será boa opção.

Lá os vistantes têm acesso as Cachoeiras do Tombo e a do Tatu, trilhas bem conservadas e travessia do rio.

Além disso, trilha de casas de taipa e vista do Morro Pelado, um mirante deslumbrante em dias claros.

Não poderíamos deixar de fora a famosa fonte d’água conhecida como “Cabeça da Anta” (margem da SP 79), uma cabeça de anta em bronze.

Foi à valorização da espécie que deu o nome de Tapiraí à cidade, que em tupi-guarani significa “terra da anta”.

Ela foi inaugurada em 1936 e traz a mensagem: “Quem beber desta água um dia voltará.”

Lenda ou não, quem descobre Tapiraí fica com um gosto de saudades e certamente voltará na primeira oportunidade.

Fonte: PMT- Turismo

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos