Projetos brasileiros com foco ambiental participam da Semana do Clima em NY

clima

Sob o slogan We Can, We Will (Nós podemos, nós faremos), o evento se apresenta como uma plataforma de conexão e divulgação com foco no cumprimento das metas climáticas.

A15ª edição da Semana do Clima de Nova York, que ocorre de 14 a 24 de setembro, reunirá líderes políticos, empresariais, ambientais e da sociedade civil de diversos países para discutir e tomar medidas relacionadas às mudanças climáticas e à sustentabilidade, e nesta edição conta com a participação de projetos brasileiros em prol do meio ambiente.

Durante a semana, que terá várias reuniões, conferências e painéis de discussão, o Brasil será representado em diferentes momentos com um projeto de reciclagem inclusiva, e um projeto de limpeza de embalagens de óleo lubrificante sem uso de água.

Pontos de entrega

clima
Foto: PMSP

A Estação Preço de Fábrica é uma iniciativa que disponibiliza hubs (pontos de recebimento) em diferentes cidades do Brasil, possibilitando assim que qualquer pessoa venda embalagens pós-consumo e receba até 4 vezes mais por cada quilo de material, seja plástico PET, vidro, papelão, papel cartão e/ou papel branco.

O projeto já beneficiou mais de mil e trezentas pessoas com a venda de recicláveis e ultrapassou o valor de um milhão pago pela compra das embalagens.

De acordo com Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining, a exploração de recursos naturais é um dos maiores vilões do aquecimento global e, através da reciclagem, conseguimos reduzir drasticamente este impacto.

“Nesse objetivo, a logística reversa tem papel fundamental para mitigar os impactos das mudanças climáticas”, afirma.

Projeto de impacto sociomabiental

óleo lubrificante
Foto: Reprodução/Pexels

Juntamente com a Green Mining, a startup brasileira Eco Panplas também marcará presença nos eventos, apresentando um novo conceito para reciclagem de embalagens plásticas de óleo lubrificante.

O conceito permite que essas embalagens sejam descontaminadas sem a utilização de água, sem geração de resíduos e com rastreabilidade, resultando assim, em benefícios socioambientais de impacto para toda cadeia produtiva, sociedade e meio ambiente.

De acordo com a empresa, a cada 500 toneladas de plástico reciclado por esse processo, 17 mil litros de óleo são recuperados, 17 bilhões de litros de água são preservados do meio ambiente e 800 toneladas na emissão de CO2 são reduzidos.

A solução foi reconhecida através de 32 relevantes prêmios nacionais e internacionais, entre eles os prêmios dos ODS e ODS 6 do Pacto Global da ONU, uma das melhores empresas B certificadas do mundo e melhor solução patenteada da América Latina para as causas ambientais e sociais pela OMPI – Organização Mundial de Propriedade Intelectual.

Sobre a Semana do Clima

clima
Foto: Reprodução/Pexels

Sob o slogan We Can, We Will (Nós podemos, nós faremos), assim como nas edições anteriores, o evento se apresenta como uma plataforma de conexão e divulgação com foco no cumprimento das metas climáticas e na necessidade de aumentar os compromissos assumidos por empresas, governos e organizações.

Questões em torno da transição de energia e transporte, tendências emergentes para o net zero, bem como a economia verde fazem parte do debate atual para impulsionar a ação climática. 

E nesse sentido, a Semana Climática de Nova Iorque cria uma plataforma ambiciosa para reunir os líderes mais influentes das empresas, do governo e da comunidade climática, juntamente com a Assembléia Geral da ONU e a Cidade de Nova York, para explorar qual deve ser a resposta internacional às múltiplas crises interconectadas de hoje.

Fonte: Agenda Cultural

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos