De acordo com a prefeitura da cidade paulista, a coleta subterrânea oferece maior comodidade aos munícipes.
A cidade de Botucatu-SP, implementou um sistema de coleta subterrânea de resíduos sólidos urbanos.
As lixeiras que serão distribuídas em pontos estratégicos da cidade, trazem maior comodidade aos munícipes, de acordo com a prefeitura do município.
O que é a coleta subterrânea?

A lixeira subterrânea possui pouco mais de um metro de altura e, quando o lixo é colocado dentro do recipiente notamos que há algo que a diferencia das lixeiras comuns.
Um fundo falso liga o recipiente da superfície a um contêiner subterrâneo. A ideia é justamente acabar com o acúmulo de sacos de lixo nas calçadas, evitando que ele se espalhe por qualquer acidente, como pela força da chuva.
Cada contêiner tem capacidade de armazenar até 700kg de lixo. Além disso, todo o resíduo reciclável e orgânico é separado e transportado para locais diferenciados.
Outro diferencial é que, devido à grande capacidade, a lixeira subterrânea exige menos viagens das empresas coletoras de lixo, o que representa uma boa economia nos gastos de transporte e também na queima de combustível fóssil para transportar dezenas de caminhões de lixo pela cidade.
Coleta Seletiva

Para os moradores de Botucatu, o sistema subterrâneo é mais uma forma de destinar seus recicláveis.
Instaladas em pontos estratégicos, elas possibilitam que os frequentadores possam destinar o lixo em qualquer dia e horário. Os contêineres são 100% estanque, protegem os resíduos de animais, pragas e de mudanças climáticas.
Equipadas com sensores volumétricos, as ilhas ecológicas minimizam impactos ambientais. Quando a cuba do contêiner está cheia, próximo de sua capacidade máxima, que é de três metros cúbicos, o equipamento envia um sinal para o sistema, que programa a coleta dos materiais, evitando-se viagens desnecessárias e a emissão de gases de efeito estufa.
É possível jogar os materiais recicláveis direto no contêiner subterrâneo, sem necessidade de sacos, porém eles não podem estar sujos, senão contaminam o restante dos materiais ali guardados e impossibilita a reciclagem.
Fonte: PM- Botucatu