O edital foi publicado no Diário Oficial da União com o chamamento público para o aperfeiçoamento de rotas de cicloturismo.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) publicou o edital que prevê o investimento de R$2 milhões para o aperfeiçoamento de rotas de cicloturismo.
A chamada pública conta com apoio da Aliança Bike e da Rede Trilhas.
O edital e as condições para submeter as propostas podem ser conferidas neste link.
O que é cicloturismo?
O cicloturismo é uma atividade que combina ciclismo e turismo, envolvendo viagens de longa distância de bicicleta com o objetivo de explorar novos lugares, culturas e paisagens.
Os cicloturistas percorrem estradas, trilhas e caminhos, muitas vezes em viagens que duram vários dias, semanas ou até meses.
Há duas modalidades básicas de cicloturismo: de forma autônoma e com suporte.
Nesta modalidade o viajante leva consigo tudo o que precisa na viagem, normalmente nas bolsas específicas para bicicleta chamadas alforjes.
Na modalidade com suporte, geralmente os viajantes contratam o serviço de uma operadora, que organiza o roteiro, hospedagem e alimentação, normalmente transporta os pertences e oferece serviço de guia.
Investimentos em cicloturismo
O repasse para cada proposta apresentada tem o valor mínimo estipulado em R$ 200 mil.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), caso haja recursos disponíveis, o programa poderá ampliar seu orçamento para atender um maior número de propostas enviadas.
“Acreditamos que o cicloturismo é uma importante ferramenta para ampliar as infraestruturas verdes, aproximar a população dos corredores ecológicos e das áreas verdes, e assim, conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente e da prática de esportes ao ar livre”, conta Adalberto Maluf, secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiente.
Municípios, o Distrito Federal, Estados e consórcios públicos intermunicipais com atuação em atividades de interesse ambiental ou na promoção do turismo poderão apresentar as propostas.
Os interessados têm até o dia 05 de novembro para enviar as propostas.
Condições do edital
As propostas obrigatoriamente devem apresentar duas metas estabelecidas dentro do edital, sendo:
Meta 1 – Aperfeiçoamento da rota de cicloturismo.
Essa meta pode compreender a aquisição de equipamentos e/ou materiais para auxiliar no processo de aperfeiçoamento de rotas de cicloturismo, contratação de serviços para assistência técnica, entre outras ações que façam parte da meta.
Meta 2 – Elaboração/aperfeiçoamento de plano de comunicação da rota de cicloturismo.
O plano de comunicação deve objetivar a elaboração ou o aperfeiçoamento da rota de cicloturismo, prevendo a disponibilização de informações detalhadas aos usuários em um website da internet, incluindo mapa ou tracklog (GPS) do percurso, bem como a indicação dos atrativos turísticos e pontos de apoio ao longo da Rota.
A meta estabelece ainda, ações de sensibilização sobre a utilização e valorização da rota aperfeiçoada junto à sociedade.
Além disso, oficinas de aperfeiçoamento profissional para prestadores de serviços que atendem ou atenderão a rota cicloturística.
Fonte: MMA Aliança Bike