Curitiba vai distribuir composteiras gratuitamente para os munícipes

composteira

O objetivo do programa é distribuir composteiras domésticas para que os munícipes mudem sua relação com os resíduos orgânicos que geram.

A cidade de Curitiba vai distribuir gratuitamente composteiras domésticas para os munícipes.

Programa Municipal de Compostagem, coordenado pelo departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pretende mudar a relação dos curitibanos com os resíduos orgânicos que geram.

O “COM-POS-TE Curitiba” vai disponibilizar gratuitamente 1.000 kits de compostagem nos próximos meses.

Estímulo para hábitos sustentáveis

compostagem
Foto: Hully Paiva/SMCS

As metas a serem alcançadas pelo programa são: gerar dados e fornecer informações para o contínuo estímulo da prática da compostagem doméstica em Curitiba, estimular e disseminar a prática da compostagem doméstica, bem como promover hábitos alimentares mais saudáveis e acompanhar os participantes para mapear suas principais dificuldades.

Além disso, estimular o plantio urbano e resgatar a conexão com a natureza e construir uma comunidade/canal de referência de conhecimento coletivo sobre compostagem.

No lançamento oficial do programa, no dia 20 de outubro, já foram entregues as primeiras 20 composteiras.

Outras informações sobre como fazer a compostagem, como é o programa e as regras de participação podem ser acessadas na página do programa, neste link.

Mudança de hábitos

orgânicos
Foto: Hully Paiva/SMCS

Para o diretor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edelcio Marques dos Reis, o principal objetivo do “COM-POS-TE Curitiba” é fazer com que as pessoas mudem a relação que têm com os resíduos que geram.

De acordo com Reis, pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos todos somos responsáveis pelos resíduos que geramos.

“O material orgânico vira insumo para compostagem e, assim, vai para o aterro sanitário somente o rejeito que não pode ser utilizado, como resíduos de higiene pessoal, matéria orgânica de restos de laticínios ou restos de carne, por exemplo”, explicou Reis.

O diretor ressalta também que as composteiras vão trazer de volta a relação da pessoa mexendo com a terra, fazendo a compostagem em casa.

Dessa forma, os moradores de Curitiba também vão ajudar a diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

“Vamos mandar menos rejeitos para os aterros sanitários”, complementa.

O Programa Municipal de Compostagem, é dividido em três segmentos: compostagem doméstica, feita pelo cidadão; feita nos Ecopontos e pátios municipais de compostagem, para resíduos de feiras livres e mercados públicos.

Fonte: PMC

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos