Além dos diversos benefícios do adubo produzido pela compostagem, a prática é uma ótima ferramenta para a captura de carbono.
Já não há mais duvidas de que a compostagem é uma das inovações mais impressionantes dos últimos tempos, levando em consideração todas as vantagens e os benefícios que trazem para o nosso planeta.
Além de reduzir a dependência de fertilizantes químicos, ajudar a recuperar a fertilidade do solo e melhorar a retenção de água e a entrega de nutrientes às plantas.
Da mesma forma, a compostagem ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa que afetam a mudança climática.
Mas você sabia que a compostagem é uma poderosa ferramenta para a captura de carbono?
Venha com o Portal Sustentabilidade e entenda mais sobre isso!
A compostagem gera um adubo nutritivo para as plantas
A compostagem é um processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal e vegetal.
Esse processo forma um composto rico em nutrientes.
Em outras linhas, é um processo que transforma resíduos orgânicos em um valioso adubo nutritivo para as plantas e durante esse processo, a matéria orgânica passa por uma decomposição controlada, onde microrganismos, como bactérias e fungos, degradam os resíduos e os transformam em substâncias estáveis, ricas em nutrientes.
A captura do carbono ocorre por meio da transformação dos resíduos orgânicos
Os restos de comida, folhas, cascas de fruta e outros materiais orgânicos colocados na compostagem são decompostos pelas bactérias aeróbicas, que utilizam o carbono presente nesses materiais como fonte de energia.
Durante este processo, as bactérias aeróbicas convertem o carbono em dióxido de carbono (CO2), que é liberado para a atmosfera.
No entanto, nem todo o carbono é liberado, pois uma parte significativa é capturada e incorporada ao composto final.
Estima-se que, em média, cerca de 50% do carbono originalmente presente nos resíduos seja retido no composto, o que significa ser uma ótima notícia, porque a compostagem acaba contribuindo para a redução da quantidade de carbono na atmosfera, contribuindo assim para o combate às mudanças climáticas.
A compostagem também oferece diversos benefícios ambientais
Além da captura de carbono, a compostagem é fundamental para a redução do metano, que é um dos principais gases do efeito estufa.
Inclusive, diminui a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e evita a contaminação das águas e do solo.
Ao praticar a compostagem, transformará resíduos em um recurso valioso, além de contribuir para a captura de carbono e a preservação do meio ambiente.
Separe os seus resíduos orgânicos para que eles passem pela compostagem e ajude a combater as mudanças climáticas!
Fontes: