As duas escolas contempladas com os biodigestores vão produzir biogás com os resíduos produzidos na própria unidade.
Duas escolas municipais da cidade de Guarulhos, em São Paulo, receberam um biodigestor para produzir biogás com os resíduos gerados nas unidades.
O biodigestor, é um equipamento que converte o resíduo orgânico em biofertilizantes, composto orgânico e biogás.
A iniciativa é parte do projeto Escolas + Verdes, que tem como objetivo promover a sustentabilidade nas escolas brasileiras.
Escolas + Verdes

Receberam os biodigestores a escola EPG Prof.ª Silvia de Cássia Matias, no Taboão, e a EPG Celso Furtado, no Bonsucesso.
De acordo com a Secretaria de Educação, o biodigestor é um recurso tecnológico importante para geração de energia limpa, renovável e sustentável.
Executada por meio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), a implantação dos biodigestores nas escolas públicas do município de Guarulhos tem como foco a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa, como o gás metano, e além disso, a melhoria da gestão de resíduos sólidos bem como a promoção da educação ambiental.
Escolas públicas que implementarem biodigestores também receberão o Selo Escola + Verde, um reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente, considerado um diferencial que estimulará a sustentabilidade dentro e fora da sala de aula.
Gestão de Resíduos

Com o biodigestor, os resíduos gerados nas escolas, como por exemplo, as cascas de frutas e legumes, restos de comida e borra de café, deixam de ir para o lixo comum e geram o biogás, que retorna para o fogão no preparo da merenda.
O biofertilizante líquido será utilizado em hortas, pomares e jardins da escola.
A instalação do biodigestor na EPG Celso Furtado contou com as presenças do prefeito Guti, do secretário de Educação, Alex Viterale, e da subsecretária, Fábia Costa, a diretora de Meio Ambiente de Suzano e coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Gestão Ambiental do Condemat, Solange Wuo, além de representantes de Guararema, Salesópolis e Suzano.
O biodigestor cumpre ainda papel importante para despertar a educação e cidadania ambiental o que permite a conexão multidisciplinar entre os eixos, saberes e aprendizagens da proposta curricular da rede municipal de Guarulhos, o Quadro de Saberes Necessários (QSN), de acordo com a Secretaria de Educação da cidade.