Se o monitoramento ambiental for executado de forma adequada, é possível obter diferentes benefícios como atendimento a requisitos legais e condicionantes de licenças.
Se eu perguntasse para dez profissionais na área ambiental, por que você faz o monitoramento ambiental no seu empreendimento, acredito provavelmente nove deles iriam responder que realizam o monitoramento ambiental apenas para atender aos requisitos legais.
Pois se você é um destes nove profissionais, arrisco dizer que você pode estar perdendo grandes oportunidades.
Isso porque o monitoramento ambiental, apesar dos custos envolvidos, permite obter informações relevantes sobre os processos produtivos e as condições ambientais de uma região e caberá a você, profissional da área ambiental, conseguir gerar resultados através desse processo.
O que é o monitoramento ambiental?
O monitoramento ambiental é um processo sistemático de coleta, observação, medição e avaliação contínua dos elementos físicos, químicos e biológicos no ambiente.
Ele busca acompanhar e analisar as condições e mudanças nos ecossistemas, como ar, água, solo e biodiversidade, para compreender os impactos das atividades humanas e naturais.
Esse monitoramento pode envolver diferentes técnicas e instrumentos, como análises laboratoriais, estações de medição, amostragens, sensoriamento remoto, entre outros.
Dentre os objetivos do monitoramento ambiental podemos citar, o acompanhamento da qualidade ambiental, identificar possíveis danos ou riscos e embasar a tomada de decisões para a gestão e preservação dos recursos naturais.
Benefícios do monitoramento ambiental
Se o monitoramento ambiental for executado de forma adequada, gerando resultados válidos e consistentes, é possível obter diferentes benefícios como por exemplo, o atendimento a requisitos legais e condicionantes de licenças, reduzindo assim riscos de multas e paralisação das atividades.
Além disso, o monitoramento comprova a eficiência dos equipamentos de controle operacional e dos processos.
Podemos ainda usar o monitoramento ambiental para realização de estudos ambientais como por exemplo para a elaboração de EIA/RIMAs ou Planos de Controle e Monitoramento Ambiental; bem como para manutenção de registro histórico da condição ambiental no entorno.
Barreiras
Nesse sentido, se o monitoramento ambiental possui tantos benefícios, por que ainda é tão subestimado pelos profissionais da área ambiental?
Existem dois grandes fatores que criam barreiras para o desenvolvimento do monitoramento ambiental no Brasil.
O primeiro fator é a capacidade técnica. Realizar o monitoramento ambiental exige profundo conhecimento de normas técnicas de coletas e análises, estudos estatísticos e experiência de campo que exigem anos de contínuo aprendizado, o que dificulta o acesso para todos os profissionais.
E o segundo fator são os custos elevados envolvendo equipamentos, análises laboratoriais, certificações e treinamentos que dificultam o acesso ao monitoramento ambiental, em especial, para empreendimentos de médio e pequeno porte.
Como mudar esse cenário?
A mudança e valorização do monitoramento ambiental depende principalmente dos profissionais da área ambiental.
Precisamos demonstrar que as informações do monitoramento ambiental podem gerar resultados ambientais e financeiros para as organizações, a fim de promover a mudança e a valorização desse monitoramento.
Quando apresentarem ao gestor da empresa a necessidade de validar os milhões de reais investidos em um sistema de despoeiramento por filtro de mangas por meio do monitoramento na chaminé, ele ainda considerará o custo elevado?
A perspectiva de acesso a empréstimos bancários com taxas de juros mais baixas devido à sustentabilidade comprovada da empresa pelo monitoramento ambiental fará com que o diretor financeiro ainda considere os custos elevados?
Eu poderia apresentar diversos exemplos positivos sobre o monitoramento ambiental neste artigo; entretanto proponho que antes de convencer alguém, nós, profissionais da área ambiental é quem devemos estar convencidos que um monitoramento ambiental realizado de forma adequada pode gerar inúmeros benefícios, melhorias de processos e consequentemente permitir a valorização das nossas carreiras.
Convido a todos para reavaliar como vocês têm tratando o monitoramento ambiental e assim, fazer dessa reavaliação uma oportunidade profissional de crescimento e valorização.
Por: Leonardo Veloso – Gestor ambiental