10ª edição do evento acontece em Brasília e convida o mercado e o setor público para discutir uma cadeia da reciclagem mais inclusiva e eficiente.
A Expocatadores 2023, feira de negócios do cooperativismo solidário a serviço da economia circular e da transição justa, realizará sua 10ª edição de 20 a 22 de dezembro, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília-DF.
Trata-se do principal encontro sobre a gestão de resíduos sólidos e reciclagem, com a inclusão dos catadores de materiais recicláveis.
Desafios da categoria

No dia 19, data que antecede a abertura oficial do evento, haverá a concentração dos catadores do Brasil e América Latina.
O evento contará com o público de mais de dois mil catadores de materiais recicláveis de 26 estados brasileiros, além dos visitantes diários.
O tema deste ano, “É hora da conta fechar!”, reflete o recente desafio que a categoria enfrenta com a queda nos preços dos materiais recicláveis, mas também a determinação em superar históricos obstáculos e a construção de soluções inovadoras para garantir o fortalecimento dos catadores neste setor tão essencial para uma economia mais sustentável, e para a preservação do meio ambiente.
A Expocatadores 2023 terá uma programação diversa que pode ser conferida no site do evento, neste link.
Legislaçao de resíduos sólidos

Atenta aos temas mais pertinentes da gestão de resíduos sólidos no país, a 10ª edição do evento vai abordar pontos vitais, como legislações, normas e políticas públicas, assim como a estruturação e desenvolvimento dos negócios, sempre com a participação ativa de catadores e catadoras.
No evento, que espera um público de duas a três mil pessoas, serão debatidos nos dois auditórios os seguintes temas:
- O estabelecimento de uma agenda nacional de reciclagem popular;
- Iniciativas de comprometimento ao que diz a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10);
- O fim dos lixões;
- A crise climática.
“É um momento de união dos catadores e catadoras de todas as regiões do país, que vão se juntar a lideranças da categoria, representantes de empresas, autoridades públicas, pesquisadores e entidades comprometidas com o meio ambiente, em prol de uma economia circular inclusiva e da transição justa. Um verdadeiro intercâmbio de ideias e experiências com o objetivo de impulsionar o avanço sustentável do Brasil”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha.
A Expocatadores 2023 é uma iniciativa da ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, MNCR – Movimento Nacional dos Catadores e UNICATADORES.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Expocatadores 2023