Os interessados devem ter entre 25 e 40 anos, trabalhar com questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável dos oceanos e mares, e ter conhecimentos de inglês.
A Divisão de Assuntos Oceânicos e Direito do Mar das Nações Unidas anunciou que estão abertas as inscrições para Programa da ONU e da Fundação Nippon de Estudos Estratégicos sobre Oceanos, edição de 2024.
O objetivo é apoiar os países em desenvolvimento a abordar as necessidades estratégicas para a implementação da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS) e instrumentos relacionados, bem como o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável No. 14 e outros ODS relacionados.
Desenvolvimento sustentável
Os organizadores do programa oferecem oportunidades para treinamento avançado no campo de assuntos oceânicos e legislação marítima.
As inscrições vão até o dia 16 de fevereiro de 2024, na página oficial do programa, neste link.
A seleção considerará elegíveis os interessados que atenderem aos seguintes requisitos:
- Ter entre 25 e 40 anos de idade.
- Possuir um diploma universitário nível ou equivalente.
- Demonstrar capacidade de realizar pesquisas e estudos acadêmicos avançados.
- Ser de um país em desenvolvimento e lidar diretamente com questões estratégicas relacionadas ao desenvolvimento sustentável dos oceanos e mares (por exemplo, a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; política oceânica nacional e/ou regional; o estabelecimento de zonas marítimas e/ou a delimitação de fronteiras marítimas; gerenciamento da zona costeira; conservação e gerenciamento de recursos marinhos vivos; transporte marítimo e navegação; segurança marítima; proteção e preservação do ambiente marinho; e/ou ciência marinha).
Treinamento intensivo
Os selecionados participarão de um programa intensivo de treinamento de quatro meses na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.
O treinamento está previsto para acontecer entre agosto e dezembro de 2024.
Após a conclusão do programa, espera-se que os bolsistas regressem aos seus cargos e utilizem a sua formação em quadros jurídicos internacionais, questões-chave e melhores práticas em assuntos oceânicos, o trabalho das Nações Unidas e competências profissionais, para ajudar os seus Estados na implementação da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e instrumentos relacionados, bem como do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 e outros ODS relacionados.
A página do programa publicará o resultado da seleção na segunda quinzena de abril de 2024.
Fonte: ONU News